Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Segurança 22 de junho de 2021

Porto Seguro reforça a importância de uma solução em seguro para cargas perigosas e poluentes

Porto Seguro

Para oferecer segurança ao transporte de mercadorias e resíduos que possam ser danosos ao meio ambiente em casos de imprevistos, o Porto Seguro Transportes lançou há um ano o seguro de Responsabilidade Civil Ambiental Transportes.

De acordo com dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, somente nos primeiros quatro meses deste ano, 52,7% dos registros de emergências químicas identificados pelo órgão foram provenientes de acidentes com transporte rodoviário. Dados como esse reforçam ainda mais a existência de uma solução com foco neste tipo de imprevisto, como destaca a gerente do Porto Seguro Transportes, Rose Matos.

“Neste período do ano em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, bem como nosso primeiro ano de atuação com uma solução que assiste aos incidentes deste escopo, é o momento de repensarmos nossas atitudes. No transporte de cargas de risco, contar com uma maior segurança no trajeto e para casos de incidentes é fundamental para que toda a cadeia de pessoas impactadas por esse transporte esteja protegida”.

O seguro de Responsabilidade Civil Ambiental Transportes da Porto Seguro surgiu da aliança com a AIG e foi desenvolvido especialmente para imprevistos nos transportes de mercadorias e resíduos perigosos ou poluentes, oferecendo coberturas e contenção para danos que a carga possa causar ao meio ambiente e à propriedade de terceiros.

O produto pode ser contratado por embarcadores (donos de mercadorias) e por empresas transportadoras. A vigência da apólice é de 12 meses e o limite de garantia mínimo é de R$ 50 mil, com o máximo de R$ 1 milhão.

São consideradas cargas perigosas: líquidos inflamáveis, produtos transportados em alta temperatura, explosivos, gases, materiais sólidos inflamáveis, substâncias oxidantes, tóxicas, infectantes ou radioativas, produtos corrosivos e outras cargas específicas.

Entre as coberturas básicas, o RC Ambiental Transportes garante: danos pessoais e danos materiais causados a terceiros; despesas de limpeza resultantes de condições de poluição da carga transportada; custos de monitoramento, remoção de contaminação do solo, águas de superfície e lençóis freáticos.

Ainda é possível incluir a cobertura adicional de poluição decorrente de eventos não acidentais durante o transporte da carga, além de diferenciais como cobertura para poluição decorrente do tanque de combustível e fluídos automotivos dos veículos transportadores.

Além disso, o segurado terá acesso também à parceria com empresa de atendimento emergencial com 0800 para emergências ambientais; e Plano de Ação de Emergência – PAE.

webinar
webinar
alperseguros
fronius
Retrak
savoy
postal