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Mercado 10 de agosto de 2022

Primeiro semestre de 2022 é marcado pela recuperação dos Operadores Logísticos

Apesar de o primeiro semestre de 2022 ter sido marcado por momentos de tensão com impacto direto no setor de logística, como os conflitos no Leste Europeu, inflação global e aumento das taxas de juros no país, além dos novos reajustes no combustível, a Associação Brasileira dos Operadores Logísticos – ABOL observa o período como de recuperação de volumes de várias mercadorias no nível pré-pandemia, com crescimento dos Operadores Logísticos em diversos aspectos. 

Os OLs de grande porte, com faturamento anual a partir de R$ 601 milhões, se mostraram mais resilientes diante das dificuldades impostas pelos constantes aumentos do diesel pela Petrobras e de “utilities” (energia, água).  A inflação reduziu sobremaneira o poder de compra do cidadão e, consequentemente, interferiu na demanda por operações logísticas.

“Temos observado um setor otimista, porém cauteloso, pois também vivemos um momento pré-eleitoral ainda bastante instável e indefinido. Seguimos acompanhando as mudanças e na defesa pela aprovação do Projeto de Lei 3.757/2020, que visa regulamentar a atividade do Operador Logístico no Brasil, trazendo mais segurança jurídica. Atualmente, ele tramita na Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados, que foi muito receptiva ao texto”, destaca a diretora-presidente da ABOL, Marcella Cunha, que após mais de um ano à frente da Associação, mantém o tema como prioridade. 

Em contrapartida às expectativas otimistas do mercado, o grande desafio, aponta Marcella, será o de garantir investimentos robustos em pessoas, inovação e tecnologia – pilares essenciais para o desenvolvimento do setor – caso o cenário econômico brasileiro perdure. Ela observa que os atuais entraves precisam ser mitigados por políticas públicas mais estruturadas, permanentes e sistêmicas, ou seja, que impactem todos os elos da cadeia de suprimentos, do produtor ao consumidor final. 

“Os OLs nunca investiram tanto em tecnologias e inovação de processos para que os serviços ofertados fossem realizados da forma mais inteligente, eficiente e econômica possível e precisarão seguir essa tendência para acompanhar as constantes transformações, principalmente no que se refere ao comportamento de consumo”, afirma a diretora-presidente.

Vale lembrar que os incrementos tecnológicos ganharam um boom principalmente no período pandêmico, devido ao aumento das vendas online gerado pelo isolamento social. O consumidor se tornou mais exigente e os OLs precisaram se adequar, focando no processo e melhorando a interface com fornecedores/clientes e a distribuição de última milha (“last mile”). 

Os dados apresentados na última edição da pesquisa com o Perfil do Operador Logístico mostram que quem atende o e-commerce investe mais em Integração Tecnológica com clientes e fornecedores (91% vs 85%); Veículos Elétricos (43% vs 9%); Drones (23% vs 6%); Realidade Expandida (17% vs 6%); Veículos Autônomos (14% vs 3%); Computação em Nuvem (80% vs 62%); Data Analytics, usando Machine Learning e Inteligência Artificial (43% vs 21%), e Blockchain (11% vs 6%). 

“De modo geral, o estudo revelou que em 2021 a maioria dos OLs realizou investimentos para melhorar a eficiência da operação e em softwares, e pretende seguir com o incremento até 2024”, menciona Marcella. Os principais softwares utilizados pelos Operadores são o Transportation Management System (TMS) e o Warehouse Management System (WMS), que realizam o gerenciamento de transporte e armazenagem nas empresas. Elas já são consideradas tecnologias muito mais “habilitadoras” do que diferenciais, pois permitem a centralização das informações e a visualização de todas as operações logísticas, facilitando o controle e a tomada de decisão.

Segundo semestre

“Para este segundo semestre, a tendência é que a demanda por alguns serviços logísticos siga crescendo entre os diversos clientes, que vão desde a indústria de base e agronegócio ao grande varejo e e-commerce”, diz a diretora-presidente da ABOL. 

São eles: Transporte Rodoviário Fechado (“FTL”); Transporte Rodoviário Fracionado (“LTL”); Distribuição Urbana; Armazém Geral; Movimentações como Separação (“picking”) e Embalagem (“packing”); Controle de Estoques; Cross Docking; Logística Reversa e Consultoria e Projetos Logísticos customizados. 

“Os OLs oferecem grande diversidade de serviços e soluções, que vão além das atividades de transporte e armazenagem e boa parte é realizada de forma casada, ou seja, ofertados pela mesma empresa”.

Inclusive, nos últimos dois anos, houve um crescimento da demanda de alguns setores. Destacam-se os produtos de Cosméticos (“Personal Care”), atendido por aproximadamente 65% dos OLs e cujo aumento foi de 12% em relação a 2020; os Alimentos Processados (alta de 8%) e produtos Eletroeletrônicos (9%).  Outros aumentos significativos no mesmo período foram do Comércio Eletrônico (16%) e Produtos de Limpeza (14%), refletindo o comportamento de consumo resultante dos efeitos da pandemia, no qual as pessoas passaram a se preocupar mais com higiene e saúde e a transacionar mais pelas vendas online.

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