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Conteúdo 13 de agosto de 2015

Produtos veterinários – Falta de informação é comum

Seja na venda para grandes lojas ou para pessoa física, o transporte de produtos veterinários também é obrigado a enfrentar problemas comuns a outros setores da economia.

Como de praxe na logística brasileira, avarias, atrasos e falta de informações estão entre os problemas mais ocorridos com o transporte do setor. E essas três questões são escaladas quando terceiros são responsáveis por essa parte da logística, segundo Luiz Fernando da Silva, gerente de produção, suprimentos e marketing da AIC Soluções Veterinárias (Fone: 49 3622.0090).

Para lidar com a situação, Silva acredita que a solução está no aprimoramento da gestão de contratos de serviços terceirizados. Melhores políticas de treinamentos, cargos e salários para colaboradores e sistemas de informações confiáveis e on-line também são citadas como saída para as questões. “As melhores transportadoras demonstram atenção e respeito aos clientes e buscam soluções ágeis e, na maioria das vezes, eficazes. Já outras são limitadas e têm muita dificuldade para resolver situações simples, devido à burocracia, falta de autonomia e desencontro de informações”, comenta Silva sobre como as transportadoras atuam para solucionar problemas.

Já no caso Champion Saúde Animal (Fone: 0800 9410.101), 80% das entregas são concentradas em pessoa física, o que significa que os maiores problemas no transporte dos produtos está na não localização do endereço, atraso na entrega e avarias, segundo Ariedison Gomes da Silva, da área de logística da companhia. “Problemas como endereço não localizado podem ser resolvidos com o contato direto com o remetente ou o próprio cliente com mais rapidez. No atraso na entrega, prazos podem ser reavaliados por região ou cidade atendida, formalizando um número real em dias úteis. Avarias se resolvem com o melhor manuseio das mercadorias embarcadas, criando indicador por linha de entrega em relação às avarias”, analisa.

E para lidar com questões de transporte, sempre que a companhia inicia uma nova parceria de transporte, solicita um profissional que atue exclusivamente no atendimento da Champion Saúde Animal.

Para os problemas de prazos de entrega, citados por Elinaldo Silva de França, gestor de logística da Trajetória Veterinária (Fone: 21 2676.9245), as transportadoras ajudam dedicando um assistente que realize o acompanhamento da carga.

 

A parceria

De acordo com Silva, atualmente o relacionamento da AIC Soluções Veterinárias com suas parceiras é muito bom. A companhia buscou desenvolver parcerias com as principais empresas de transporte regionais e nacionais, mas encontrou diversas dificuldades com esse desenho. Por isso, optou por “trabalhar com poucas e com foco em parceria ganha x ganha”.

Sobre as melhorias que as transportadoras podem implementar para auxiliar o trabalho do embarcador, Silva acredita que primeiro se deve realizar um diagnóstico para identificar quais os principais problemas enfrentados por região de atuação. “Em alguns casos, fortalecer a capacitação dos colaboradores e melhorar o plano de cargos e salários, especialmente para motoristas e auxiliares, são ações de grande importância. Porém, algumas vezes a causa está diretamente relacionada aos gestores e às políticas da transportadora. Foco em relacionamento e melhoria dos pontos de contato com clientes e parceiros tendem a demonstrar claramente limitações ou melhorias a serem realizadas”, explica.

Em cada reunião feita entre a Champion Saúde Animal e o transportador, a empresa busca melhorar a comunicação via telefone ou e-mail. “Quanto mais rápida for repassada a informação de ocorrência, mais rápido podemos resolver o problema, garantindo o prazo prometido ao nosso cliente”, analisa Gomes da Silva. E alguns pontos podem ser melhorados nas operações, como o envio de relatórios por remessas semanais ou diárias com o status de cada entrega e melhorias no sistema de rastreio de mercadoria. “O rastreio de mercadoria pode ser reavaliado pelas transportadoras. A Champion Saúde Animal trabalha com o sistema de rastreio em primeira mão, precisamos de mais tecnologia nesse item essencial em nossas negociações”, afirma.

Apesar de considerar como boa a relação entre a empresa e suas transportadoras, França, da Trajetória Veterinária, também acredita que algumas melhorias podem ser feitas, como o uso de veículos novos e limpos, o treinamento das equipes coletoras e a realização de entregas dentro dos prazos que elas se comprometeram em fazer.

 

O que pensam sobre o  Prêmio Top do Transporte

Silva, da AIC Soluções Veterinárias: a partir de pesquisas de preferência e feedbacks de satisfação, críticas ou sugestões, os gestores ligam o alerta para pontos positivos e negativos da atuação e têm a oportunidade de alinhar suas empresas com os desejos e necessidades dos clientes e parceiros. Empresas que desejam ser referência na área de atuação devem estar sempre atentas ao mercado, e o Prêmio Top do Transporte é uma boa referência para estas análises.

Gomes da Silva, da Champion Saúde Animal: o Prêmio é de suma importância para que haja busca de melhorias no setor.

França, da Trajetória Veterinária: incentiva as transportadoras a dar o que podem oferecer de melhor, para apresentá-la com orgulho ao mercado.

O que os embarcadores oferecem

AIC Soluções Veterinárias: indústria farmacêutica/veterinária que atua no mercado brasileiro de produtos para higiene, beleza e tratamento de animais de estimação desde 1969. Fornece um mix de 24 produtos cosméticos, domissanitários e medicamentosos nas formas de sabonetes, shampoos, condicionadores, sprays, talcos e pomada.

Champion Saúde Animal: atua com duas linhas de produtos: linha veterinária e linha de nutrição.

Trajetória Veterinária: fabrica medicamentos veterinários, anti-inflamatórios, analgésicos e shampoo.

 

 

 

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