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Modal Marítimo 19 de dezembro de 2018

Relatório sobre terminais de contêineres está entre as novidades da Datamar

Cobertura: Carol Gonçalves

 

Consultoria especializada na análise de comércio exterior via modal marítimo, a Datamar anunciou, em dezembro, algumas novidades. Entre elas, o ECSA Container Terminals Report 2019 – Relatório de Terminais de Contêineres ECSA 2019, que será lançado em março de 2019.

Seu objetivo é oferecer uma análise detalhada e qualificada dos terminais de contêineres na Costa Leste da América do Sul, traçando a previsão de demanda e capacidade por região para os próximos dois anos, o planejamento das autoridades portuárias para concessões de terminais, as novas configurações dos serviços dos armadores, as restrições portuárias frente ao aumento do tamanho dos navios, a visão dos terminais sobre a economia e o ambiente de negócios, infraestrutura e equipamentos.

“Trata-se de um relatório independente, que envolve profissionais com vasta experiência em consultoria marítima, para garantir uma avaliação rigorosa de todos os terminais de contêineres no Brasil (22), Argentina (8) e Uruguai (2). O ECSA Container Terminals Report 2019 levantou dados em profundidade, por meio de entrevistas com as autoridades de cada um dos terminais”, disse Andrew Lorimer, diretor da Datamar e responsável pelo relatório.

Produzido em parceria com experientes consultores internacionais e economistas marítimos, o material tem como público-alvo portos e terminais, armadores, agências marítimas, agentes de cargas, importadores e exportadores, bancos e investidores, consultorias de gestão, autoridades governamentais, fundos de private equity e universidades.

Detalhes do relatório

Previsão de demanda e capacidade por região nos próximos dois anos

Avalia o histórico dos últimos anos, as previsões de taxa de crescimento regional do PIB, os fatores políticos e econômicos, bem como as restrições dos comércios para as grandes indústrias regionais.

Planejamento das autoridades portuárias para concessão de terminais

O efeito sobre os terminais dos planejamentos realizados por parte das autoridades portuárias. Os possíveis desfechos das situações enfrentadas pelos terminais e o efeito sobre seus planos de investimento e expansão.

Novas configurações de serviços dos armadores em cada terminal

Atualizações, alinhamento frente às alianças globais, performance dos serviços e possíveis restrições de mercado por agências concorrentes.

Possíveis restrições portuárias frente ao aumento do tamanho dos navios

Como a chegada de navios maiores à Costa Leste da América do Sul pode impactar os terminais. As características portuárias que podem fazer a diferença neste cenário.

Dados confiáveis e atualizados de movimentação, infraestrutura e equipamentos

Dados recebidos diretamente dos armadores e terminais. Análises de demanda, capacidade, movimentação de longo curso, cabotagem, cheios, vazios, transbordos, mercadorias, acessibilidade naval, infraestrutura, equipamentos, serviços e rotas.

Outras novidades

Além do ECSA Container Terminals Report 2019, a Datamar anunciou outros dois lançamentos. Um deles é o novo portal DataLiner, que ganhou novas funcionalidades para atender às necessidades dos clientes, que identificaram como desafios: acuracidade, visibilidade e defasagem dos dados. “Hoje a desafagem é de 60 a 80 dias, em média. O mercado precisa das informações mais rapidamente. Por isso, com o novo produto, elas estarão disponíveis em 10 dias, com distribuição de dados parciais com maior frequência”, explicou.

As informações também ficaram mais responsivas, ou seja, os usuários podem acessar de qualquer dispositivo móvel. Assim, é possível validar informações e dados “on the go” via smartphone ou tablet, por exemplo. “Os vendedores terão a vantagem de levantar o perfil do cliente a caminho da reunião ou até mesmo durante o encontro de negócios.”

Outra novidade é o campo NOR (non operating reefer), que indica a utilização de um contêiner refrigerado, embarcado, com carga em seu interior, porém desligado. A ferramenta sinaliza quantos NORs há em determinado armador ou terminal, por exemplo.

A solução também mostra dados de carga não conteinerizada. No início deste ano, foi criado o campo “afretador”, a pedido dos usuários. São apresentadas, ainda, estatísticas sobre cargas fora do padrão e perigosas. “Os campos de dados primários aumentaram de 20 para 40”, ressaltou Lorimer.

Segundo ele, a utilização de Big Data permitirá o cruzamento de diversas fontes de informações, de acordo com as mais modernas tendências tecnológicas. E se o cliente não quiser abrir seus relatórios para o mercado, a Datamar faz análises de dados exclusivas. “Estamos investindo pesado na tecnologia. Temos cerca de oito pessoas trabalhando diariamente nessa solução”, contou.

Atualmente, o DataLiner possui de 300 a 400 usuários ativos. De acordo com Lorimer, há aproximadamente 60 mil empresas interessadas nessas informações, sendo que cerca de 1.200 são da área de logística.

A segunda novidade é o portal de conteúdo DatamarNews (www.datamarnews.com), que nasceu a partir do grande interesse dos clientes pela newsletter semanal, DatamarWeek. “Traremos notícias diariamente, com gráficos, tabelas e análises desenvolvidas pela equipe de especialistas da Datamar”, explica. Em inglês e português, o site apresenta campos para tipo de comércio e mercadorias, bem como análises já feitas pela empresa.

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