Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Premiação 13 de junho de 2017

Revelados, na Alemanha, os vencedores do prêmio IFOY 2017, o “Oscar da Intralogística”

Durante a noite de abertura da Transport Logistic, feira que aconteceu de 9 a 12 de maio no BMW Welt, em Munique, na Alemanha, foi revelado o resultado da edição 2017 do IFOY – International Forklift Truck of the Year Award, o “Oscar da Intralogística”.
Este ano, onze soluções de sete fabricantes chegaram à rodada final, como foi mostrado na edição 177 (fevereiro/março de 2017) da revista Logweb. Após o processo de seleção e testes, que durou seis meses, finalmente as empresas puderam conhecer os vencedores. Jungheinrich, Still e Torwegge conquistaram a vitória em quatro categorias, recebendo os troféus e os aplausos de cerca de 200 convidados.
“A indústria 4.0 está se tornando rapidamente parte integrante da intralogística, área em que os vencedores têm apresentado inovações que realmente beneficiam as operações de seus clientes”, disse Anita Würmser, presidente do júri do IFOY.
Após o discurso de boas-vindas do patrocinador do prêmio, Sascha Schmel, diretor da VDMA – Associação do Setor de Movimentação de Materiais e Logística, e Gerhard Gerritzen, diretor-geral adjunto da Messe München e parceiro do IFOY, os finalistas de 2017 participaram de uma sessão de discussão que contou com Christian Baerwolf, diretor sênior da Crown; Dr. Lars Brzoska, membro da diretoria da Jungheinrich; Thomas A. Fischer, diretor de vendas da Still; Elmar Issing, vice-presidente da SSI Schäfer; Bengt Kristiansson, vice-presidente da UniCarriers; Uwe Schildheuer, diretor da Torwegge; e Markus Wozniak-Mauersberger, CEO da Kicktrike.

Vencedores
Na categoria “Empilhadeira para Armazém”, o vencedor foi o iGo neo CX 20, da Still, o primeiro selecionador de pedidos horizontal autônomo do mundo. As principais razões para a decisão do júri foram o alto grau de inovação, o benefício notável para o cliente e o conceito de implementação profissional. Segundo os jurados, o produto representa um marco no desenvolvimento de equipamentos autônomos de movimentação de materiais e acaba com a distância entre robótica e intralogística. Os testes confirmaram que a economia oferecida pelo iGo neo CX 20 é superior à dos equipamentos convencionais.
Além disso, a Still conquistou um segundo prêmio IFOY, dessa vez na categoria “Veículos Especiais”, para seu tugger train LiftRunner C-frame – que se move de maneira independente através de pontos magnéticos fixados no chão ou de fitas magnéticas que definem suas rotas – com carga e descarga automáticas. Na opinião do júri, a solução amplia a gama de aplicações dos tugger train e apresenta grandes vantagens em razão do aumento da idade média das pessoas que trabalham com logística, já que a capacidade de desempenho físico do operador não é mais relevante.
Em uma final emocionante, o TORsten AGV, da Torwegge, conquistou a vitória na categoria “AGVs – Veículos Automaticamente Guiados”. O omnidirecional AGV dirige sob a plataforma e pode mover cargas de até 7,5 toneladas. Ele utiliza diferentes suportes de carga e é equipado com prateleiras ou recipientes, de acordo com as especificações do cliente. O TORsten foi desenvolvido em colaboração com a empresa SEW e a Universidade de Aachen.
Na categoria “Especial do Ano”, o júri escolheu a solução da Jungheinrich como a melhor. O sistema inteligente para localizar facilmente empilhadeiras dentro do armazém é baseado em smartphones, beacons e Bluetooth, impressionando os jurados pelo excelente benefício ao cliente e pela alta relevância no mercado: “não é apenas adequado para veículos de diferentes fabricantes, como também pode ser implementado de forma flexível, rápida e a baixo custo”.
Os vencedores do Prêmio IFOY são selecionados uma vez por ano por um júri independente de jornalistas de renome internacional, incluindo a Logweb, a primeira publicação das Américas a se firmar como jurada da premiação e a única brasileira. Um teste neutro e um científico de inovação constituem a base para a avaliação. Ambas as séries de testes comparam os finalistas com seus respectivos concorrentes.
Desde 2013, o IFOY Award é estabelecido como referência para a eficiência de custos e inovação. Devido aos conhecimentos especializados que representa, é visto como o prêmio de inovação mais importante em intralogística.

foto_p12

postal
JLL
JLL
JLL
JLL
postal
Sds
Retrak
Sds
4K
Savoy
JLL