Roteirização inteligente e planejamento de demanda são aliados essenciais das empresas de logística para a Black Friday

17/11/2023

Para cobrir a grande demanda de entregas do comércio online que fica aquecido já em outubro, um mês antes da Black Friday (25 de novembro), a Diálogo Logística – braço de e-commerce da BBM Logística – aplica tecnologias de roteirização inteligente, planejamento de demanda e crowdsourcing, revela Antonio Wrobleski, presidente da BBM Logística.

“A roteirização inteligente dos itinerários de entrega é fundamental para garantir mais produtividade dos motoristas. Também recorremos ao crowdsourcing [contratação de entregadores avulsos por meio de tecnologia e plataformas online] para aumento de capacidade em regiões especificas”, detalha o presidente.

Nesse período aquecido de vendas, as operações logísticas serão feitas com base em planejamento conjunto, disse Wrobleski. “Nosso setor de planejamento faz as análises e avaliamos com os clientes as projeções prévias de demanda.”

A colaboração entre varejista e transportador é um ponto chave para que as estratégias de atendimento sejam potencializadas, destaca Wrobleski. “Alimentar esse ecossistema de informação previamente vai garantir a boa ou excelente atuação de todos na Black Friday. Vale tanto para o varejista quanto para o operador, na hora de construir todas as necessidades de investimento e expansão de capacidade para o período.”

Por conta da Black Friday, o mês de outubro é um período característico de crescimento de vendas dos clientes B2B (empresa para empresa) e B2C (empresa para consumidor) da Diálogo. “O aquecimento de vendas deve se manter este ano com a tendência de antecipação de promoções, o que é bom para o nosso setor (logística de entregas) porque dilui o pico concentrado em um único período”, argumenta o presidente.

A expectativa de uma Black Friday movimentada e lucrativa é alta. Uma pesquisa do Google revela que 67% dos consumidores têm intenção de fazer compras para a data e sete em cada dez deles pretendem gastar igual ou mais do que no ano anterior, o que representa um aumento de 5 pontos percentuais sobre a expectativa em 2022.

E de acordo com o relatório da Globo, Panorama Do Consumo na Black Friday 2023, 62% dos consumidores de classes A e B manifestaram o desejo de realizar compras no período.

Para isso, muitos já estão pesquisando o preço dos produtos: 26% admitiram iniciar a busca três meses antes da data e 22% fazem isso com um mês de antecedência. Ainda conforme a pesquisa, os smartphones (24%) são os artigos mais procurados, seguido por calçados, roupas e acessórios (22%), cosméticos (20%) e eletrônicos e eletrodomésticos (19%).

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Governo publica edital do leilão do Aeroporto do Galeão com lance mínimo de R$ 932 milhões
Governo publica edital do leilão do Aeroporto do Galeão com lance mínimo de R$ 932 milhões
Consumo de biodiesel deve crescer em 2025 e 2026, aponta levantamento da StoneX
Consumo de biodiesel deve crescer em 2025 e 2026, aponta levantamento da StoneX
Motiva vence leilão da concessão da Fernão Dias e prevê R$ 9,4 bilhões em investimentos
Motiva vence leilão da concessão da Fernão Dias e prevê R$ 9,4 bilhões em investimentos
APS transfere administração do Porto de Itajaí para a Codeba a partir de 2026
APS transfere administração do Porto de Itajaí para a Codeba a partir de 2026
Projeto de automação logística da Pitney Bowes gera 70% de ganho de produtividade na operação da Centauro
Projeto de automação logística da Pitney Bowes gera 70% de ganho de produtividade na operação da Centauro
A retrospectiva 2025 reúne as DHL entregas especiais
Retrospectiva da DHL reúne entregas especiais de 2025, como taça CONMEBOL e babuíno

As mais lidas

01

Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes

02

Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade

03

Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo