Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Premiação 17 de dezembro de 2021

Seal Sistemas anuncia vencedores do Prêmio Destaque Inovação 2021

Seal

A Seal Sistemas – considerada a maior integradora de soluções de mobilidade do Brasil, e também líder nacional em computação móvel e captura automática de dados – anunciou os cases vencedores do Prêmio Destaque Inovação 2021, reconhecendo as iniciativas mais inovadoras que impulsionam a digitalização da cadeia de distribuição ao longo dos últimos 12 meses, criando um importante legado tecnológico para setores como varejo, logística e saúde.

Os cases vencedores da oitava edição do prêmio foram anunciados em evento realizado no início de dezembro em São Paulo, SP. Foram premiados projetos variados em seis categorias: Mobilidade Corporativa; Kairos Store; Seal Networks; Inovação no Depósito – Voz; Migração de Plataforma, Inovação e Transformação Digital; e Etiquetas Eletrônicas.

As iniciativas envolveram a adoção de tecnologias avançadas como coletores de dados, solução via voz, automação de inventário, prevenção de ameaças, etiquetas eletrônicas e redes em nuvem baseadas em inteligência artificial (IA).

“Reconhecer parcerias tão inovadoras é o maior incentivo ao sucesso de projetos de tecnologia que potencializam a transformação digital em toda a cadeia de distribuição. Parabenizamos a todas as empresas vencedoras, ao mesmo tempo em que agradecemos a cada uma delas pela oportunidade de desenvolver cases tão marcantes para a nossa indústria – e que certamente se tornaram referências para todos os players que buscam a melhor forma de digitalizar as operações”, disse Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas.

Os cases premiados estão descritos a seguir:

Britânia

No primeiro projeto de rede em nuvem implementado pela unidade de negócios Seal Networks, a Britânia – dedicada à comercialização de eletrodomésticos – está adotando a rede WLAN em três unidades distintas: na matriz em Curitiba, PR, no show room em São Paulo, SP, e no Centro de Distribuição em Itajaí, SC, este último ainda em implementação.

Com a tecnologia de nuvem baseada em IA, a equipe da Britânia conseguiu reduzir o tempo gasto com solução de problemas (troubleshooting). Por meio de uma gestão centralizada viabilizada com essa tecnologia, a companhia simplificou suas operações e obteve ganhos em produtividade – resultados que a tornaram destaque na categoria Seal Networks.

Fast Shop

Uma das maiores redes de eletroeletrônicos e eletrodomésticos do país, a Fast Shop se tornou destaque na categoria Etiquetas Eletrônicas ao inovar com um novo conceito de loja no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, SP. Entre as diversas inovações presentes na unidade, que segue a tendência do varejo ‘phygital’ e da visão omnichannel, a direção da Fast Shop implementou as etiquetas eletrônicas do portfólio da Seal Sistemas – uma parceria que já estava nos planos da rede varejista há alguns anos.

Foram 1.400 etiquetas eletrônicas de última geração, em quatro tamanhos diferentes, distribuídas em todos os ambientes interconectados da loja. A busca da Fast Shop por adotar o que existe de mais inovador nessa loja-conceito, aliada à agilidade das equipes de software e engenharia da Seal Sistemas, tornou o processo de implantação muito rápido, com a conclusão do projeto em menos de um mês.

Além da instalação, a Seal Sistemas também foi responsável pela integração das etiquetas eletrônicas junto ao sistema legado da loja.

Fleury

A implementação de impressoras e leitores para a coleta de exames tornou o Fleury vencedor na categoria Mobilidade Corporativa, por meio de um projeto implementado em diversas praças localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e região Nordeste.

Essas soluções tecnológicas foram adotadas com o apoio da Seal Sistemas para dar suporte à estratégia de expansão do grupo, o que inclui novas aquisições e lançamentos de novos produtos. A companhia foi a escolhida em uma concorrência aberta pelo Fleury ao se destacar em quesitos como qualidade do portfólio, prazo de entrega competitivo e melhor relação custo-benefício.

Ter a disponibilidade garantida dessas soluções foi um ganho intangível e determinante para a área de compras do Fleury, que atendeu com sucesso a todas as necessidades operacionais da companhia em 2021. As tecnologias ainda ajudaram a ampliar a produtividade de uma equipe treinada com excelência na realização de diagnósticos.

Grupo Big

A venda do Walmart Brasil para o grupo Advent deixou como legado alguns desafios tecnológicos para o Grupo Big. Ao desvincular as operações do antigo sistema WMS (software de gestão de armazéns), não foi possível manter a integração com o sistema de coleta de dados por comando de voz utilizado até então.

Ao buscar no mercado uma solução via voz que preenchesse essa lacuna, o Grupo Big selecionou o Kairos Warehouse e sua integração embarcada com o voice picking.

Nesse projeto que rendeu ao Grupo Big destaque na categoria Inovação no Depósito – Voz, a conversão para o Kairos Warehouse e os coletores de dados por comando de voz foi realizada em 15 operações da rede entre julho de 2020 e abril de 2021. Como resultado, a rede manteve a alta produtividade dos processos de separação de mercadorias, além de uma visão operacional consolidada para o time de gestão em todos os CDs.

Grupo Dellys

Como parte de sua estratégia de aquisição de diversas empresas no Brasil, o Grupo Dellys buscava uma solução eficiente para padronizar os processos operacionais. A companhia aposta no tempo de entrega de alimentos para operadores de restaurantes como o seu principal diferencial competitivo, buscando fortalecer sua liderança no setor de food service.

Com o apoio da Seal Sistemas, o Grupo Dellys se tornou destaque na categoria Inovação no Depósito – Voz ao adotar o voice picking para ampliar a produtividade das tarefas de separação, armazenagem e abastecimento. Com 30 equipamentos da solução via voz implementados na unidade de Ribeirão das Neves, MG, todos eles integrados com o Kairos Warehouse, a companhia passou a contar com uma tecnologia fundamental para tornar as entregas mais rápidas.

Magazine Luiza

As entregas “same day” e “next day” e a estratégia omnichannel, que transformou as lojas físicas também em depósitos, são grandes tendências do e-commerce diante da digitalização dos hábitos do consumidor. Esse contexto ajudou a impulsionar a estratégia de expansão do Magalu, que investiu em tecnologia e na expansão da malha logística para tonar seu serviço mais rápido e melhorar a experiência do cliente.

A adoção da solução WMS combinada com 1.500 coletores de dados, 300 impressoras fixas e portáteis e 500 leitores de códigos de barras foi determinante para otimizar as operações intralogísticas do e-commerce, gerando melhorias em todas as unidades da rede espalhadas pelo Brasil.

Essa iniciativa, que faz parte dos constantes investimentos em tecnologia e da liderança de mercado, fez do Magalu destaque na categoria Migração de Plataforma, Inovação e Transformação Digital.

Pague Menos

A Pague Menos, única rede de farmácias presente em todos os Estados e no Distrito Federal, se destacou na categoria Mobilidade Corporativa ao otimizar o inventário de posição e expedição em seu Centro de Distribuição localizado em Fortaleza, CE. Foram implementados 225 coletores de dados TC21, uma tecnologia da Zebra Technologies equipada com o sistema operacional Android.

Essa parceria tem agora o potencial de evoluir para outras soluções – sejam elas novos equipamentos ou softwares desenvolvidos pela Seal Sistemas e que possam apoiar no processo de transformação digital da companhia, buscando mais simplicidade e eficiência; sejam elas dedicadas à operação de CDs e lojas da rede.

Volvo
BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal