Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Condomínio logístico 16 de junho de 2023

Sócios da Niche Partners anunciam investimento na EREA, consultoria especializada no mercado imobiliário com destaque no setor logístico

Vasco Oliveira, sócio e CEO da Niche Partners

Sócios da gestora de private equity Niche Partners, que pertence à Tarpon, anunciam investimento na EREA, empresa especializada em consultoria imobiliária com foco em Real Estate logístico. O investimento envolve o capital próprio dos sócios da gestora e marca a entrada da Niche Partners no mercado de Real Estate.

A Niche Partners, que é uma gestora focada em mercados de nicho, identificou o forte potencial de crescimento a longo prazo da EREA, visando posicioná-la como líder no segmento e aportando tecnologia para potencializar o conhecimento especializado da empresa sobre a malha de ativos logísticos nacional. Por meio da aplicação de soluções inovadoras, a consultoria imobiliária poderá otimizar a sua eficiência operacional, aprimorar a tomada de decisões e oferecer um valor agregado ainda maior para seus clientes.

“A indústria de Real Estate ainda é predominantemente analógica e a transformação digital oferece uma forte vantagem competitiva. Dispomos de anos de experiência no desenvolvimento de soluções avançadas para o setor logístico, o que certamente trará benefícios significativos para a EREA. Além disso, o conhecimento de gestão e planejamento estratégico da Niche Partners será fundamental para impulsionar seu rápido crescimento, mantendo-a como uma empresa enxuta e inovadora”, explica Vasco Oliveira, sócio e CEO da Niche Partners, que acumula mais de 25 anos de experiência no segmento de logística.

A EREA é uma consultoria especializada na estruturação de negócios, operações e projetos imobiliários. A companhia oferece uma gama diversificada de soluções, incluindo expansão logística e BTS (Build-to-Suit), locação de galpões e last-mile, gestão de portfolios de real estate, serviços de desenvolvimento imobiliário, gerenciamento de obras, property services, venda de imóveis, participações societárias e portfólios. Também oferece suporte abrangente aos clientes, abarcando aspectos técnicos de projetos e engenharia, assessoria comercial completa e avaliações econômico-financeiras.

Desde o início de suas operações em 2018, a empresa alcançou importantes marcos, incluindo a locação de 2 milhões de metros quadrados de galpões, mais de 430.000 m² de locações de imóveis urbanos e vendas de ativos que totalizaram mais de R$ 1 bilhão. Os sócios da companhia acumulam amplo track record em negócios logísticos no Brasil, além de terem atuado também no setor de investimentos, gestão, fundos e construções de galpões.

A sede está localizada em São Paulo, com representantes nas regiões Sul e Centro-Oeste. A empresa atua em todo o território nacional, tendo atendido mais de 300 clientes, em 23 estados e no Distrito Federal. A EREA tem planos de expandir sua presença nacional em breve, além de atuar em outros mercados relevantes.

“A decisão por uma aliança societária nunca é trivial, mas no caso da EREA e Niche Partners, a força de nossa sinergia e a semelhança de nossos valores nos deram a certeza de que a parceria irá beneficiar não apenas nossa empresa, mas também os nossos clientes. Neste novo caminho, vamos reforçar ainda mais a nossa forma de fazer negócios, com o propósito de trazer soluções aos clientes, visando o longo prazo e o estabelecimento de relações colaborativas. Acreditamos em nossa natureza disruptiva e no poder de transformação da tecnologia”, considera Clarisse Etcheverry, CEO da EREA. Ela completa: “A união com a Niche Partners também vai aumentar nossa capacidade de atração de talentos, reforçando ainda mais aquilo que acreditamos ser nosso principal diferencial competitivo: ter melhor time de Real Estate para logística no Brasil”.

Com um time com mais de 25 anos de experiência no mercado de logística, a Niche Partners é focada em apoiar empreendedores diversificados. Um de seus investimentos de maior destaque é a nstech, considerado o maior ecossistema de tecnologia para logística do mundo, com presença em mais de 10 países e uma base de mais de 60 mil clientes. Vale também destacar que a Tarpon é investidora em empresas como Sinqia, Kepler Weber e Omega Energia.

Mercado de locação de condomínios supera trimestre anterior

Conforme dados divulgados pelo time de inteligência da EREA, o mercado de locação de galpões logísticos no Brasil teve um resultado positivo neste 1º trimestre, tendo sido locados cerca de 1 milhão de metros quadrados, 18% acima da média do mesmo período dos últimos 5 anos, atingindo patamares semelhantes de 2020 e 2021, quando o mercado se beneficiou de uma forte expansão do e-commerce. Apesar da retração do varejo físico e do crescimento mais moderado do e-commerce, outros setores foram protagonistas no 1º trimestre, mantendo o mercado aquecido, com destaque ao crescimento das locações realizadas pelos operadores logísticos e transportadoras.
As altas taxas de juros e pressão inflacionária nos custos de construção têm reduzido o volume de lançamentos e impactado o aumento nos valores de locação. Em 2023 o novo estoque previsto é 22% menor do que o que foi entregue em 2022, atingindo os mesmos patamares de 2021, com cerca de 2,65 milhões de metros quadrados no Brasil. Os valores de locação para condomínios logísticos atingiram na média nacional preços pedidos na casa de R$ 23/m2 com taxa de vacância de 10,5%, sendo que dos 20 estados monitorados pela EREA, mais da metade encontra-se com taxa de vacância inferior a 5%.

Enersys
Savoy
Retrak
postal