Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Tecnologia 27 de fevereiro de 2018

Software da Logmax otimiza os processos logísticos das empresas que transportam cargas em ferrovias

Com foco no modal ferroviário, a Logmax Inteligência Logística (Fone: 31 98822.3468) – startup de Belo Horizonte especializada em soluções de software para a logística de empresas embarcadoras – desenvolveu um software TMS para agilizar e gerenciar o transporte de cargas na malha ferroviária brasileira. O objetivo é gerar ganhos em produtividade e redução de custos para os clientes e, consequentemente, para as ferrovias. As concessionárias ferroviárias entram como parceiras, permitindo a integração sistêmica com os seus sistemas operacionais. Para operar o sistema, o usuário precisa de um computador, tablet ou celular com acesso à internet.
“Geralmente as empresas que usam o transporte ferroviário têm um volume de cargas muito alto e, devido a isso, precisam usar ferramentas eletrônicas e manuais para auxiliar na gestão e no controle do tempo dessas operações. O diferencial da nossa solução é sincronizar todas as informações geradas no processo logístico e disponibilizá-las para as equipes em um só local, proporcionando um planejamento mais efetivo, previsibilidades das operações e a redução de custos”, diz Fábio Nascimento, CEO da startup. Segundo o empreendedor, o custo para contratar o serviço depende do volume de vagões que serão monitorados. O acesso à plataforma é cedida ao usuário – embarcador de cargas –, que passa a visualizar todas as informações relacionadas à sua contratação de fretes e, também, pode alimentar o sistema com outras informações.
A plataforma online Logmax Embarcador disponibiliza informações valiosas sobre a gestão da carga às empresas que contratam fretes com as ferrovias. Dados como a localização da carga em tempo real, controles do tempo de permanência dos vagões nos terminais e as entradas dos documentos fiscais podem ser administrados de forma ágil e centralizada. A ferramenta oferece previsibilidades de todo o processo, antecipação de problemas ou gargalos e também redução do excesso de trabalho manual das equipes com planilhas, e-mails e telefonemas. Caso o cliente tenha uma operação de multimodalidade, o software também permite o gerenciamento dos fretes contratados no modal rodoviário, que posteriormente serão embarcados/desembarcados nas ferrovias e portos.

Expansão
Neste ano, a Logmax quer expandir a plataforma para outros modais, como o hidroviário. “A solução Logmax Embarcador foi desenvolvida para otimizar a gestão dos fretes contratados no modal ferroviário, porém, visto que a multimodalidade busca a eficiência no transporte de cargas, desenvolvemos o Logmax Embarcador Multimodal. Esta plataforma integra, em um só local, todas as etapas relacionadas à contratação dos fretes realizadas com as empresas embarcadoras dos modais ferroviário, rodoviário e hidroviário. O objetivo é tornar as operações de transbordo mais rápidas e eficazes”, diz Nascimento.
Outra meta é finalizar as melhorias para a plataforma de gerenciamento de movimentação interna de cargas em pátios ferroviários, que utiliza a comunicação via sinais de radiofrequência.
De acordo com Nascimento, os investimentos recebidos pela startup desde que entrou em operação foram fundamentais para o desenvolvimento da empresa. O negócio conseguiu captar rodadas de investimentos, provenientes da gestora de fundos Fundepar e do BMG Uptech. Atualmente, a Logmax presta serviços para empresas dos segmentos de agricultura, industrializados, siderurgia, metalurgia e mineração.

Sds
Expo
Expo
Expo
Expo
Expo
Expo
Expo
Retrak
JLL
JLL
JLL
JLL
savoy
itapevi
JLL
JLL
postal