Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube
Tecnologia 7 de agosto de 2020

Soluções logísticas de startup ajudam na prevenção de contágio da covid-19

Hoje, uma das maiores preocupações é saber como as empresas poderão se adaptar ao “novo normal” pós-coronavírus. Muitas delas conseguiram aderir ao trabalho remoto e continuam suas atividades, mas em alguns casos, sozinho, o regime de home office pode não funcionar. Serviços de entrega, transporte e logística são exemplos claros de atividades que não podem ser realizadas a distância.

E para lidar com a situação, algumas empresas têm desenvolvido soluções que tentam evitar ao máximo, o contato entre as pessoas. É o caso da Trackage – startup de otimização logística e monitoramento inteligente – que utiliza tecnologia e, inclusive, IoT (Internet das coisas) para otimizar alguns processos que antes só eram feitos com contato físico.

Por meio de uma plataforma completamente online e aplicativos móveis, os responsáveis pela logística de uma companhia conseguem gerir todo o processo sem se encontrar com o motorista que fez o carregamento ou descarregamento. Todo o fluxo da logística é controlado pela plataforma Maestro, da Trackage, que monitora a rota do motorista, sua posição no Centro de Distribuição e, ainda, programa a entrega nas docas quando estiverem disponíveis.

Com o Maestro, o motorista faz um check-in pelo sistema avisando sua chegada à portaria. Suas informações de identificação aparecem na tela de controle, além das documentações do pedido, que podem ser conferidas previamente. Depois da conferência e liberação do motorista, ele recebe um aviso de direcionamento especificamente para a doca disponível, assim como todas as instruções para entrega da carga ou mercadoria.

Se o contato com o motorista for perdido durante o processo, a plataforma consegue também mostrar em tempo real a sua localização dentro do CD. Além disso, pela torre de controle do Maestro é possível acompanhar, em tempo real, a localização de todos os motoristas ativos e seus respectivos status.

Para o CEO da startup, este tipo de tecnologia aplicada em serviços é uma necessidade evidente para o setor. “As empresas têm uma necessidade latente de reduzir custos e prejuízos, otimizando seus processos logísticos com a utilização da tecnologia e dispositivos IoT, possibilitando uma visão e gestão estratégica de toda operação, com inteligência de dados e indicadores que possibilitem melhores tomadas de decisão”, explica Victor Hugo Moreira, CEO da Trackage.

Newsletter
Cadastre-se aqui

SDO Equipamentos
Top do Transporte
Top do Transporte
Fronius Patrocinador
Top do Transporte
Top do Transporte
Toyota
Retrak
Savoy
JLL
JLL