Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Novidade 21 de janeiro de 2022

Startup lança van 100% elétrica com sistema patenteado para entregas

Arrow Mobility

Startup de mobilidade elétrica localizada em Caxias do Sul, RS, a Arrow Mobility lançou uma van 100% elétrica com diferenciais que prometem auxiliar as empresas no transporte de cargas e passageiros. Batizado de Arrow One, o veículo possui um sistema patenteado, o One Shot Loader, que permite o carregamento das mercadorias com apenas um movimento, agilizando as entregas, bem como a transformação da van para transporte de passageiros.

As primeiras unidades da Arrow One estarão no mercado no segundo semestre, quando será realizada a primeira entrega de 100 unidades para a Unidas, líder no mercado de terceirização de frotas e a segunda maior locadora de automóveis do Brasil.

O head de Engenharia da empresa, Jocelei Salvador, explica que o One Shot Loader funciona por meio de uma plataforma que permite o carregamento das mercadorias fora do veículo. Após isso, a plataforma é introduzida na van. Salvador conta que a empresa está desenvolvendo três versões: uma manual; uma semiautomática, com elevação por meio de dispositivo de elevação estático; e uma automática/autônoma, na qual a movimentação da plataforma se dará por meio da utilização de AGVs (robôs operados por meio de software). “Atualmente, o processo de carregamento de um veículo de entregas last mile pode levar de uma hora e meia a quatro horas, dependendo da estrutura física e da quantidade de pessoas envolvidas no processo. Com o One Shot Loader, estima-se que se possa reduzir esse tempo de forma exponencial, para, no máximo, 30 minutos”, avisa o engenheiro.

Dois em um

Outro diferencial do sistema é a possibilidade de mudar a função de um veículo de carga para veículo de passageiros. A mudança se dá pela retirada do equipamento de carga da van e pela inserção de uma “gaveta” com poltronas, transformando, assim, um veículo de carga em um veículo de transporte de passageiros. “O mercado demanda por agilidade e aumento de eficiência nas operações de transporte. Neste contexto, criamos um sistema que visa diminuir a ociosidade das vans, visto que elas podem servir para transporte de mercadorias ao longo do dia e transporte de colaboradores no início e ao final do expediente, por exemplo. São dois veículos em um”, comenta João Paulo Vargas, especialista em Inovação e responsável pelo projeto do sistema.

A Arrow One conta, ainda, com o conceito “Walk-in-van”, que permite que o motorista tenha acesso internamente ao compartimento de carga sem precisar sair do veículo, o que possibilita maior agilidade e segurança para o entregador. A van possui uma capacidade de 17 metros cúbicos, 50% acima de uma van tradicional, além de 250 quilômetros de autonomia, frenagem regenerativa e tempo de recarga total de menos de três horas.

Custo-benefício

Além do conceito ecológico, que não emite CO2 pela não utilização de combustíveis fósseis, a van tem um custo menor. Estima-se que o custo por quilômetro seja 80% menor do que no transporte por veículos movidos a combustíveis. “Ou seja, para cada R$ 1,00 gasto com combustível, a Arrow One consome R$ 0,20 em energia elétrica”, explica Salvador.

webinar
webinar
Retrak
savoy
postal
Expo
Agronegocio
Farma
Carbono