Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube
Novidade 6 de agosto de 2020

Superintendência dos portos do RS faz primeiro boletim semanal ao vivo sobre a Covid-19 nos terminais portuários

A Superintendência dos Portos do RS (Portos RS) veiculou nesta terça-feira, 04, uma apresentação ao vivo com o Diretor de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança da autarquia, Henrique Ilha, para falar sobre a situação da doença covid-19 nas regiões portuárias do RS. Denominada “A Covid-19 no Porto do Rio Grande: Cenários e Desafios”, a live tratou de assuntos pertinentes à questões atuais dos portos públicos e da região hidroportuária como protocolos de segurança que estão sendo seguidos na prevenção, a quantidade e as particularidades das infecções nos complexos portuários do municípios do Rio Grande, São José do Norte, Pelotas e Porto Alegre. 

Na apresentação quantitativa dos números que estão sendo registrados e acompanhados de perto pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) pela autarquia no município do Rio Grande desde o início da pandemia, Henrique destacou a diferença numérica de casos positivos entre a população de trabalhadores do Porto Público (Portos RS e Operadores), dos Trabalhadores Portuários Autônomos (TPAs), dos Terminais Privados e da Retroárea Industrial. O diretor enfatizou também o trabalho que a autarquia e todos os atores do sistema portuário do município estão fazendo na testagem de trabalhadores, que vem sendo realizados em números bem acima da média da população geral do município. Ilha chama a atenção de que a testagem em massa é uma das melhores e mais efetiva maneira de mitigar os riscos de infecção por esse vírus altamente contagioso. 

Na segunda etapa da apresentação Henrique destacou as ações gerenciais e de políticas públicas que tem sido aplicadas na prevenção da doença, como a abordagem e aferição de temperatura para verificar se existe algum sintoma da doença em todos os ingressantes no sistema portuário, como caminhoneiros e sistemistas. Entre essas ações foram também desenvolvidas mais reuniões e conversas com sindicatos patronais e funcionais além de entidades de classe. Complementou a descrição destas ações citando a publicação pela autoridade portuária da regulamentação de uma série de Ordens de Serviço (OS) normatizando protocolos na área portuário, além de ter sido efetuado um trabalho efetivo junto aos pescadores (industriais e artesanais) de educação preventiva na região.  

Após responder algumas perguntas e comentários ao vivo, Henrique finalizou a apresentação destacando que tais boletins serão apresentados a partir desta semana semanalmente nas redes sociais da autarquia, sempre atualizando a população e o sistema logístico envolvido do atual panorama da luta contra a doença e das perspectivas para a semana seguinte.

Newsletter
Cadastre-se aqui

SDO Equipamentos
Top do Transporte
Top do Transporte
Fronius Patrocinador
Top do Transporte
Top do Transporte
Toyota
Retrak
Savoy
JLL
JLL