Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Logística Portuária 25 de junho de 2021

TCP se consolida como maior terminal reefer do Brasil

reefer TCP 2021 (2)

Consolidado como o terminal com maior movimentação de contêineres refrigerados do Brasil, a TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – fechou o mês de maio com um novo recorde histórico de movimentação de contêineres, com 99.070 TEUs operados. As cargas refrigeradas, como carnes bovinas, suínas e de frango, foram determinantes no bom resultado e somaram 16.923 TEUs movimentados no período.

Com uma estrutura robusta, localização geográfica privilegiada, variedade de serviços marítimos, agilidade no recebimento de cargas e nas operações dos navios, o Terminal atraí produtores dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e outros. É o caso da Seara Alimentos, com sede em Itajaí, SC, que exportou, em maio, 30 mil toneladas de produtos congelados, como carne de aves e suínos, para destinos como Japão, China, Hong Kong, Emirados Árabe Unidos, Cingapura, Iraque, Coreia do Sul, entre outros.

Em 2020 a empresa teve um aumento de 17% nas exportações que, Osvaldo de Carvalho Filho, gerente de logística para o mercado externo da Seara, atribuí ao aumento da produção e às melhores condições do Terminal de Contêineres de Paranaguá para recebimento antecipado dos contêineres frigorificados.

Números

O volume de 99.070 TEUs no último maio foi 17,8% maior que o registrado no mesmo mês do ano de 2020, quando foram movimentados 84.088 TEUs. Nos meses de janeiro a maio de 2021, o Terminal movimentou 454.519 TEUs. Na comparação com 2020, o crescimento é de 14%, quando o total de cargas movimentadas no período foi de 398.589 TEUs.

Este é o segundo recorde histórico de movimentação mensal conquistado pelo Terminal em 2021, o anterior havia sido registrado em março, com 95.575 TEUs operados.

Segundo Thomas Lima, diretor Comercial e Institucional da TCP, o resultado deve-se principalmente ao crescimento na exportação de cargas refrigeradas, que atingiram 16.923 TEUs no mês – a maior movimentação desde julho de 2020, quando foram exportados 16.907 TEUs dos produtos que integram a categoria.

“Carnes e congelados, em especial os frangos, foram os principais produtos movimentados na exportação e responsáveis pelo bom desempenho da TCP em maio. Além disso, também merece destaque a importação de matéria prima, especialmente da indústria automotiva, que teve uma forte retomada”, explica o executivo.

webinar
webinar
alperseguros
fronius
Retrak
savoy
postal