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Tecnologia 14 de janeiro de 2022

Tecnologia reduz tempo de vistoria de containers de três dias para três horas

eprofissionalti

Com sua matriz localizada no maior porto da América Latina, na cidade de Santos-SP, a Oliveira Reparos é líder de mercado no ramo de reparos de contêineres prestando, dentre outros, os serviços de conserto, lavagem e vistoria in-service. Além disso, eles oferecem assessoria a pequenos terminais que não têm experiência na gestão de containers

E em novembro, a empresa anunciou uma parceria estratégica com a logtech eProfessionalTI, que atua no controle de processos e também em automação, com o objetivo de implementar tecnologias digitais e melhorar a experiencia de seus clientes.

Leonardo Fernandes, diretor geral da Oliveira Reparos, explica que a gestão de todas as suas 12 filiais no Brasil já começou a ser feita com o software da eProfessionalTI. “Com a plataforma digital em nuvem, o gerenciamento de produção de reparo e vistoria se torna mais simples e fácil”, revela.

Ele explica que a utilização dessa solução apresentada pela eProfessionalTI trouxe um ganho exponencial em tempo e de praticidade. “Antes, tudo era feito de forma manual, enquanto hoje em dia podemos simplesmente tirar fotos dos reparos que devem ser feitos e listar na tabela que contém mais de mil códigos. Devido a essa praticidade, é possível dizer que uma vistoria que levava pelo menos três dias, hoje pode acontecer no máximo em três horas”, relata.

Além de fazer reparos e consertos, a empresa também faz o processo de adequação de contêineres, transformando o modelo padrão em locais para armazenamento de itens específicos, como alimentos. E contam também com o serviço de lavagem simples e química, valendo-se de especialistas que atuam há anos nesse segmento.

Este mês, a empresa terá mais duas filiais sendo integradas, segundo Fernandes. Uma em Manaus-AM e outra em Ortigueira-PR. “O nosso objetivo é aliar nossa expansão às melhores soluções disponíveis no mercado”, aponta o diretor da Oliveira Reparos.

Ele detalha o motivo da reparadora começar a expandir para todo o Brasil, mostrando que a meta é diminuir cada vez mais os custos da operação. “O contêiner era transportado de Manaus até Santos para o reparo e depois levado de volta para Manaus, o que tornava o processo muito caro. Mas agora com unidades espalhadas pelo Brasil, podemos atender a demanda sem um custo extremo”, pontua.

O fato de a empresa atender em vários lugares do país e contar com maquinário próprio é uma vantagem estratégica, fazendo com que a equipe de técnicos treinados realize o reparo de mais de 1.500 contêineres por dia em todo território nacional. Os próximos alvos de implementação serão as unidades de Vila do Conde-PA e Imbituba-SC.

Ao adotar essas ferramentas para a vistoriar contêiner, fazer reparos e conectar todos os integradores com o terminal do cliente, torna-se mais fácil rastrear os principais gargalos e fazer uma melhor gestão com indicadores de desempenho (KPIs) e estoque de materiais.

Com filiais em todas as regiões do Brasil e atuando em mais de trinta terminais, a Oliveira Reparos tem como ponto forte a agilidade no pronto atendimento de seus clientes. “Hoje, estamos na liderança no mercado e isso é resultado de um controle eficiente e responsável de toda a nossa operação, fazendo com que a maioria das pessoas se sintam seguras ao buscarem os serviços da nossa empresa”, finaliza Fernandes.

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