Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
ABOL 9 de junho de 2021

Tegma está comprometida com a profissionalização do setor logístico

Ao longo de sua trajetória de mais de 50 anos, a Tegma Gestão Logística consolidou-se como um dos principais Operadores Logísticos do país. Listada no segmento Novo Mercado da B3 (TGMA3), a empresa oferece uma gama completa de serviços, com foco em duas áreas de atuação: logística automotiva e logística integrada.

Além da modernização regular da frota e de sua estrutura de armazenagem, a Tegma prioriza o desenvolvimento e a incorporação de novas tecnologias a suas operações. Nesse sentido, foi pioneira na criação de uma aceleradora de startups voltada para o setor logístico – a tegUP –, fundada em 2017, como seu braço de inovação. Por meio dos ciclos anuais organizados pela tegUP, são identificadas e selecionadas startups que ofereçam produtos, serviços e tecnologias relacionados ao universo logístico e apresentem alto potencial de evolução.

O permanente aprimoramento dos processos de gestão e a incorporação de novas tecnologias de logística proporcionaram à Tegma a conquista de importantes reconhecimentos. A empresa figurou em 2020 no Top 100 Open Corps como uma das empresas que mais interagem com startups no Brasil, ocupando o primeiro lugar na categoria Transporte e Logística e situando-se entre as vinte melhores na classificação geral.

“Recebemos essa classificação com muita satisfação e orgulho. Inovação faz parte do DNA da Tegma e, desde 2017, com a criação da aceleradora tegUP, passamos a envolver também o ecossistema das startups em nossa estratégia de inovação e de investimentos”, comemora Marcos Medeiros, CEO da Tegma.

Outro reconhecimento teve especial significado para a empresa por envolver concorrentes de todo o mundo. A Tegma foi finalista na categoria “Excelência Operacional” como Provedor de Serviços do Electrolux Suppliers Awards, prêmio global atribuído pela matriz da Electrolux a fornecedores que possuam alta performance no atendimento, qualidade na prestação de serviços, agilidade e tecnologia.

 

Sustentabilidade

Responsabilidade social, meio ambiente e governança sempre estiveram no foco de preocupações da empresa. A título de exemplo, há treze anos a Tegma desenvolve uma iniciativa voltada à educação, comunicação e conscientização dos motoristas – Programa Forte –, que oferece palestras e treinamento sobre os diversos temas de interesse da categoria, desde ações práticas para evitar acidentes até informações sobre os malefícios do uso de álcool e drogas e doenças sexualmente transmissíveis.

Na área ambiental, a empresa realiza operações voltadas, principalmente, à redução da emissão de poluentes e de Gases de Efeito Estufa (GEE), por meio da medição regular da opacidade da fumaça dos caminhões, de incentivo à renovação constante das frotas dos parceiros e da criação de equipamentos mais eficientes, que consumam menos combustíveis e estejam menos sujeitos a acidentes. A redução do consumo de água é outro objetivo perseguido, o que levou à implantação de métodos inovadores de lavagem de carretas, possibilitando a redução de até 90% do consumo da lavagem de um equipamento.

Os conceitos de governança também estão incorporados ao cotidiano da empresa, por meio da implantação de normas e processos que garantem transparência e aplicação das melhores práticas de gestão. Entre essas iniciativas, a empresa possui rigorosos e detalhados Códigos de Conduta, voltados a colaboradores e a seus fornecedores.

Sds
Expo
Expo
Expo
Expo
Expo
Expo
Expo
Retrak
JLL
JLL
JLL
JLL
savoy
itapevi
JLL
JLL
postal