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Tendências 15 de outubro de 2015

Terceirizar a logística nas operações do comércio eletrônico traz impactos positivos para o embarcador?

A etapa logística é uma das mais complexas para ser bem cumprida pelo varejo, em especial, para os players já acostumados à lógica das entregas de lojas físicas e que buscam a consolidação no e-commerce. Estas marcas, em geral, têm seus processos e sistemas direcionados ao atendimento de grandes volumes, um número maior de peças ou itens e remessas mais consolidadas. No comércio eletrônico, essa lógica se inverte, pois tudo está direcionado ao atendimento de um único indivíduo.

Para que haja o direcionamento da logística no ambiente on-line, é necessário pensar em uma estratégia mais eficiente e, claro, com menor custo e de qualidade.  A partir da terceirização da etapa logística, a marca varejista pode aproveitar as sinergias operacionais de diversos clientes e oferecer, ao cliente final, uma condição de produtividade e preço mais atraente.

“Dessa forma, optando por contratar um parceiro logístico, é possível obter redução de 20% a 30% no custo do transporte de produtos e melhora de 50% a 60% na performance em relação aos prazos de entrega ao cliente final”, diz Luiz Vergueiro, diretor de logística da Infracommerce (Fone: 11 3848.1300), empresa que oferece soluções para o comércio eletrônico, destacando o impacto positivo de se terceirizar a logística no comércio eletrônico.

“Não há muito uma regra entre as empresas que atuam no e-commerce em terceirizar a logística ou fazê-la internamente. Quem não terceiriza, vive uma curva de aprendizado mais lenta. Por outro lado, as redes varejistas que atuam com o e-commerce buscam, de seus parceiros logísticos, a solução para essa nova fronteira de negócios, preferem ser mais conservadores no momento de desbravar esse mercado”, diz Vergueiro.

Uma logística especial

Ainda segundo Vergueiro, o comportamento de compra do consumidor de e-commerce está em construção. Ele ainda se sente inseguro quando compra pela internet. Tem medo de fraude no cartão, medo de não receber o produto e medo na hora de trocar em caso de desistência. “O importante é a logística garantir agilidade e precisão no processo de separação e expedição e rastreabilidade no processo de entrega. Importante é sempre prometer prazos que possam ser garantidos. A maior frustração para o consumidor é não receber no prazo acordado”, alerta o diretor de logística.

Como se pode inferir, há, sim, diferenças profundas entre a logística do varejo físico e do online. No varejo físico os pedidos são consolidados para entregas em outras empresas, e normalmente são pedidos com número maior de peças, diz Vergueiro. Toda a organização de estocagem para logística de varejo físico é focada no abastecimento de pedidos de grandes volumes, diferente do varejo online. O processo de entrega é diferente também em função do tamanho das cargas – é difícil enviar encomendas por método aéreo no varejo físico.

“Devido à abrangência de atendimento, é necessário oferecer diversas opções de transporte e entrega para o consumidor. Em função disso, há necessidade de gerir diversos parceiros de entrega, ter um controle grande de um processo que é externo a sua empresa, e isso ganha uma complexidade na gestão. A tecnologia de integração com a transportadora e os processos de alertas são as ferramentas que permitem controlar melhor este processo”, continua Vergueiro, revelando, agora, as maiores dificuldades de atuar com a logística no e-commerce, para, em seguida, dizer por que é interessante terceirizar a logística quando falamos das vendas do varejo online: “os processos associados a um e-commerce são muito particulares, e isto inclui a logística. Ter uma empresa com know-how já estabelecido e escala, proporcionando custos mais atraentes para o cliente do varejo, é o principal motivador”.

Sobre a concorrência em seu segmento, o diretor de logística diz que não existem muitos concorrentes que operam de maneira integrada como a Infracommerce no modelo de Full Service. “O principal fator esta relacionado à gestão, o cliente não precisa gerir inúmeros fornecedores, apenas um. O know-how, a tecnologia e a gestão são os principais fatores de sucesso da operação logística da Infracommerce e consequente sucesso das lojas virtuais dos nossos clientes”, finaliza.

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