Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Editorial 8 de dezembro de 2021

TRC: Em bom momento

Apesar da situação diferenciada que estamos vivendo, imposta pela pandemia, e até por conta dela, o segmento de Transporte Rodoviário de Cargas, destaque absoluto desta edição de Logweb, apresenta bons resultados em 2021, e mantém boas perspectivas para 2022.

A visão é compartilhada pela grande maioria dos participantes das matérias que integram a edição – representantes de entidades de classe, de transportadoras e de Operadores Logísticos, de montadoras e de fabricantes de implementos rodoviários. Embora seja preciso admitir que as considerações foram feitas antes ou às vésperas do surgimento da nova variante do coronavírus, a Ômicron – e sobre a qual, no fechamento desta edição, ainda se buscavam mais informações.

Mas, podemos dizer, balizados no ponto de vista dos nossos entrevistados, que a pandemia provocou, em 2020 e neste ano, várias mudanças nos diversos segmentos que integram o TRC, mudanças de paradigmas, de processos e de ações, forçando a tomada de atitudes que, em um momento de “calmaria”, certamente não seriam colocadas em prática. E são mudanças benéficas, que trouxeram mais produtividade, economia de escala, melhoria de vida dos profissionais envolvidos e outras, que, certamente, vieram para ficar.

Quanto ao futuro, em que pese 2022 ser um ano de eleições, o otimismo se mantém, baseado em melhorias na economia provocadas por segmentos que prometem um desempenho exemplar, como o e-commerce e o agronegócio. Também, acredita-se que a economia deve reagir por conta de medidas governamentais para incentivá-la.

Outro destaque nas discussões é a eletrificação no TRC. Os veículos elétricos são tidos como o futuro do setor – em que pesem o custo e a necessidade de uma infraestrutura adequada para recarregamento –, mas outras opções são apontadas. Veículos a gás, combustão híbrida – diesel e gás –, biometano, entre outros, são termos muito usados nas considerações. E tidos como oportunidades de mitigação dos problemas relacionados ao meio ambiente.

Ainda sobre esta edição, vale destacar a atuação das mulheres no segmento. Em nossa ampla matéria, elas falam, com propriedade, sobre o seu dia a dia, mostram orgulho de participar do segmento e apontam os problemas. E contam histórias saborosas de sua vivência no setor. Com esta reportagem especial, Logweb resgata um tema que já destacava nas páginas de suas primeiras edições, ainda em 2005.

Portanto, leitor, você tem a seu dispor uma edição valiosa, no que se refere ao presente e ao futuro do TRC. E também sobre as empresas e as pessoas que o integram. Aproveite.

 

Os editores

webinar
webinar
Kion
alperseguros
segurossura
savoy
postal