Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Tecnologia 14 de julho de 2022

UX Solutions lança aplicativo voltado para a roteirização inteligente e coleta otimizada no first mile

Vertical de tecnologia da UX Group, a UX Solutions acaba de lançar o aplicativo Trux First Mile, cujo objetivo é promover a roteirização inteligente e a coleta otimizada na primeira milha. A ferramenta funciona dentro do Trux, ambiente de tecnologia que concentra toda a comunicação e a gestão de transportes realizada pela UX Solutions.

Segundo Willians Dantas, Product OPS da UX Solutions, o app foi pensado para atender uma demanda existente no setor de e-commerce: a coleta realizada por transportadoras nos pequenos sellers. “Os pequenos embarcadores não possuem sistemas avançados para cálculos de rota, o que faz com que esta torne-se uma etapa sensível da entrega – uma vez que estas transportadoras não possuem sistemas avançados para definição de rotas inteligentes”, diz ele.

O aplicativo tem como objetivo auxiliar o motorista em suas atividades ao longo do first mile, efetuando uma roteirização para que as coletas sejam feitas de forma sistematizada e ágil. Por meio da solução, é possível controlar o processo e integrá-lo com o sistema utilizado no Centro de Distribuição, tornando mais fluida a continuidade na entrega. “Desta forma, é possível às transportadoras oferecer para os pequenos sellers o mesmo valor de frete oferecido aos clientes grandes.”

Dantas revela que, sem um aplicativo que controle isso, as empresas costumam utilizar um TMS convencional, no qual é necessário contar com um posto avançado, envolvendo pessoas que recebam mercadorias e as transportem até determinado ponto. “Este é um processo moroso e burocrático que age contra as exigências do e-commerce atualmente”, opina. A ideia é que o app da UX Solutions transforme a roteirização do first mile, agilizando o trabalho do motorista e reduzindo custos com combustível.

Como funciona

Ao iniciar o app, é preciso inserir o código da transportadora. Depois, é necessário ativar a localização para utilizar os recursos oferecidos. A tela de login será disponibilizada.

Na home, o motorista encontra com precisão a distância e o tempo até o próximo destinatário. Também é possível visualizar se existem coletas disponíveis e um resumo sobre a viagem por meio de percentuais, atualizados em tempo real.

No botão “coletas”, o usuário encontra a lista de novas coletas com informações sobre a empresa, a quantidade de pedidos, o endereço. Há ainda a opção de aceitar e recusar coletas.

“Sempre será roteirizada a melhor rota para o motorista, considerando a distância total e o tempo”, informa o executivo. Ele complementa que o app também mostra as rotas que o usuário escolheu na etapa de novas coletas. Por fim, há a opção de escanear QR Code e finalizar o recebimento.

Para o Product OPS da UX Solutions, a principal vantagem da roteirização inteligente é que os próprios motoristas avaliam se determinada entrega é compensadora. “Como o app realiza o cálculo de maneira precisa, as expectativas são atendidas de todos os lados, e o principal: o cliente fica satisfeito.”

Sobre a UX. Group

A UX Group é uma logtech especializada em gestão inteligente de logística e transportes, fundada em 2019. Dividido em três verticais – UX Solutions, UX Delivery e UX Fulfillment – o grupo tem a proposta de atender e-commerces de ponta a ponta, por meio de uma solução única de gestão, sistemas e entrega. A empresa conta com CDs próprios para armazenagem de mercadorias preparados para atender desde pequenos e-commerces até grandes marketplaces. Em dois anos de operação, a empresa já possui entre seus clientes organizações como Via Varejo, Carrefour, Kabum, Decathlon e Estrela10. Em 2022, espera dobrar o faturamento em relação ao ano passado.

Volvo
BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal