Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Economia 15 de abril de 2015

Vendas de veículos encolheram 23,7% em um ano, segundo o IBGE

As vendas de veículos automotores caíram 3,5% em fevereiro ante janeiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já na comparação com fevereiro de 2014, o recuo foi de 23,7%. Os veículos foram um dos sete setores que tiveram queda nas vendas em fevereiro ante janeiro dentro do varejo ampliado (que inclui, além de veículos, material de construção). O setor de combustíveis e lubrificantes teve queda de 5,3% na passagem do mês, influenciado pelo aumento nos preços da gasolina.

Também recuaram nas vendas os segmentos de hipermercados, supermercados e produtos alimentícios (-0,2%), tecidos, vestuário e calçados (-0,7%), móveis e eletrodomésticos (-1,3%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-1,3%) e material de construção (-0,7%). Do lado positivo, tiveram incremento nas vendas os segmentos de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (+0,8%), livros, jornais, revistas e papelaria (+1,0%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (+1,8%).

Em fevereiro, as vendas no varejo ampliado caíram 10,3% ante fevereiro de 2014, registrando a pior de toda a série histórica da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), iniciada em 2003. (IBGE). No varejo restrito, o recuo de 3,1% em fevereiro ante fevereiro de 2014 foi o mais intenso desde agosto de 2003 (-5,7%).

(Fonte: Agência Estado) (Foto: Divulgação)

webinar
webinar
Retrak
savoy
postal