Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Editorial 12 de agosto de 2021

A vez do meio ambiente

Em que pese a estratégia ESG – Environmental, Social and Governance, ou, em português, Ambiental, Social e Governança, e também por sua importância neste contexto, o foco desta edição fica por conta do logística aplicada ao meio ambiente, sem desconsiderar, obviamente, a logística reversa.

Aliás, esta última é focada em dois contextos. O primeiro, no âmbito da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305/10, através da qual fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes passaram a compartilhar as responsabilidades sobre o ciclo de vida do produto, buscando reduzir os resíduos e seus impactos à saúde. E também no olhar do e-commerce, envolvendo recolher produtos com defeito ou trocados, o que representa um gasto a mais para a empresa e pode causar atritos desnecessários com o consumidor.

Assim, nosso especial começa com uma amostra das diversas ações que estão sendo praticadas pelas empresas no sentido de preservar o meio ambiente, como a adoção de veículos elétricos, bicicletas e até tuk-tuks, além de caminhões a GNV. E também com detalhes sobre o primeiro caminhão 100% elétrico brasileiro, o novo VW e-Delivery, em meio a muito, muito mais informações.

Na sequência, destaque à divisão agrícola da Bayer, que também começa a investir na preservação do meio ambiente, inclusive em caminhões elétricos, em parceria com a Toniato. E finalizando, o papel dos Operadores Logísticos e das transportadoras no segmento de logística reversa.

Ainda apresentamos nesta edição nosso “Classificados”, relacionando algumas das empresas mais importantes do setor logístico do país.

E, mais ainda: A “logística setorial” da vez joga luz no setor de eletroeletrônicos, com espaço para a narrativa dos Operadores Logísticos e das transportadoras, e também dos embarcadores do segmento. Aqui, a pauta discute as características do setor, os problemas enfrentados, as perspectivas, etc. Tudo muito bem analisado, apontando tendências.

Também como matéria mais abrangente, esta edição aborda o seguro de transportes, onde representantes de seguradoras expõem as suas características e os meandros para a sua adoção. Também matéria de fundamental importância para os que atuam no setor, a exemplo de outras que revelam os lançamentos em vários segmentos.

Aproveite mais esta edição da revista de logística com a maior cobertura jornalística do mercado brasileiro.

 

Os editores

webinar
alperseguros
Jamef
Jamef
fronius
Kivnon
Geotab
Retrak
savoy
postal