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Logística e Meio Ambiente 14 de outubro de 2019

Voltada para o rastreamento da última milha, iTrack Brasil também conta com programa de compensação de emissões de CO2

“A iTrack Brasil é mais que uma solução sistêmica de rastreamento da última milha, é uma empresa que foi criada por profissionais que ao longo de muito tempo vivenciaram todas as fragilidades e oportunidades existentes nessa área e sabem exatamente as grandes dificuldades de gestão de transportes.”

Esta afirmativa é de Daniel Drapac do Amaral, executivo da área de Supply Chain que, junto com Cristiano Furlan, também da mesma área, fundou, no início de 2017, a iTrack Brasil. Eles trabalharam por mais de 20 anos em grandes embarcadores e Operadores Logísticos nacionais e multinacionais e deixaram seus cargos de vice-presidência e diretoria, respectivamente, para montarem uma start up na área de tecnologia para gestão logística, onde mudaram a forma de rastrear, comprovar e gerir entregas e coletas de produtos e serviços para qualquer tamanho e tipo de cliente e com abrangência nacional e internacional. No final de 2018, a empresa passou a contar com um terceiro sócio, Marco Aurélio Ferrari, profissional com foco em negociações comerciais complexas e desenvolvimento de projetos logísticos estratégicos.

 

Torre de Controle

Ainda segundo Amaral, a empresa tem como missão permitir aos seus clientes obter rastreabilidade total das entregas e coletas em tempo real até o cliente final. “A solução sistêmica da iTrack Brasil foi criada para atender embarcadores, transportadores e Operadores Logísticos de todos os segmentos e tamanhos. Devido à alta aplicabilidade e flexibilidade da solução, a mesma mostrou-se perfeitamente aderente para qualquer tipo, tamanho ou segmento de clientes e/ou produtos e com implantações sendo realizadas integralmente em apenas dois dias.”

Importante destacar também o serviço complementar de Torre de Controle e Gestão fornecido pela iTrack Brasil para grande parte de seus clientes atuais. Trata-se de uma metodologia de gestão proativa que tem como principal objetivo agilizar o processo de tomada de decisão em todas as etapas das operações de transportes. “Cada negócio pode ter suas particularidades, porém a Torre de Controle e Gestão tem se mostrado caber perfeitamente em qualquer operação logística, independentemente do tamanho da empresa ou do segmento, pois o conceito é universal, independente de quem e do que se transporta.”

O serviço de Torre de Controle e Gestão da iTrack Brasil nasceu da necessidade de alguns dos clientes que desejavam buscar máxima eficiência através de uma central de integração e inteligência logística fundamentada nas informações em tempo real geradas através da própria solução sistêmica para rastreamento, comprovação e gestão das entregas e/ou coletas, porém não dispunham de head count e nem de know how suficiente para colocar em prática.

“Através da Torre de Controle e Gestão – enfatiza Amaral –, deixa-se de atuar de forma passiva ou reativa e passa-se a pensar e agir de forma proativa ou corretiva imediatamente. Por isso a importância que todas as entregas e/ou coletas sejam monitoradas em tempo real por uma solução mobile utilizada pelos respectivos motoristas. Com isso, deixam-se de lado as desculpas e justificativas, que serão substituídas por ações positivas e realmente eficazes, que levarão a menores custos e maiores níveis de serviço, equacionando o difícil binômio ao qual o profissional de logística é submetido diariamente.”

Adicionalmente, a empresa busca garantir disciplina operacional e boa execução do trabalho. “O que só é possível através de monitoramento e padronização contínuos de processos e tarefas. Diminui-se o tempo de ação de dias ou horas para minutos, o que consequentemente permite fazer mais com menos, maximizando potenciais logísticos e reduzindo os custos com ineficiências.”

Somente a título de ilustração, segundo dados comparativos fornecidos pelos próprios clientes da iTrack Brasil, a redução das ocorrências de entregas e/ou coletas pode chegar a 50%, o transit time médio reduz em até quatro dias e os níveis de serviços chegam a subir 20 pontos percentuais após a implantação da Torre de Controle e Gestão da empresa.

“Porém, sempre ressaltamos sobre a importância que o cliente participe ativamente no planejamento, acompanhamento e gestão conjunta e, especialmente, promova patrocínio incondicional e recorrente junto aos seus fornecedores de transporte para que resultados excepcionais sejam obtidos. E, por fim, todas essas ações e resultados listados só serão possíveis na sua integralidade se as entregas e/ou coletas forem realizadas através de baixas online.”

 

Compensação de emissões de CO2

Recentemente, a iTrack Brasil fechou parceria com a Eccaplan, referência internacional em consultoria em sustentabilidade, e lançou o Neutralize iTrack. Trata-se de um programa de avaliação, mensuração e compensação de emissões de CO2 das entregas e/ou coletas dos clientes com o apoio a projetos de preservação ambiental e tecnologia limpa certificados e auditados e posterior emissão de relatório e Selo CO2 Neutro.

“O programa consiste em quantificar e compensar o impacto ambiental do evento através do apoio a projetos ambientais. Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto.”

Os principais objetivos da Neutralização de CO2 são: viabilizar economicamente projetos de desenvolvimento sustentável que não existiriam sem os incentivos do mercado de carbono; fazer com que as florestas tenham mais valor em pé do que derrubadas, criando um valor financeiro para o carbono armazenado nas árvores, e contribuir para a importante redução de emissão dos gases de efeito estufa, assim como o compromisso de preservação da floresta; educar, conscientizar e sensibilizar o público envolvido sobre causas e consequências das mudanças climáticas; e melhorar a imagem da empresa com seus stakeholders.

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