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Conteúdo 15 de maio de 2012

Whirlpool adota sistema de sourcing e aumenta seu nível de serviço

A Whirlpool (Fone: 0800 970 0999) – multinacional detentora das marcas Cônsul, KitchenAid e Brastemp – adotou um sistema de sourcing da NeoGrid (Fone: 11 2135-8500). Com o novo sistema, a Whirlpool, em três anos, conseguiu aumentar o nível de serviço para 75%, reduzir o estoque de matéria-prima em 58% e o de produto acabado em 40%.

Composto por quatro pilares – negociação, financeiro, qualidade e abastecimento –, o sistema da NeoGrid  permitiu que a multinacional fizesse o acompanhamento da demanda e obtivesse maior controle sobre a produção e o estoque.

“No pilar de abastecimento, nossa base de fornecedores tem acesso a visões futuras de planejamento e, assim, pode  se programar para entregar nossas necessidades. Após este passo, o fornecedor tem acesso a informações sobre o pagamento de títulos relativos ao que forneceu e, também, às métricas de qualidade.

O pilar de negociações engloba todo o processo de prospecção e seleção de um fornecedor, incluindo RFI (Request for Information), RFQ (Request for Quotation) e leilões eletrônicos.” explica Paulo Miri, diretor de suprimentos da Whirlpool.

Para conseguir implementar o sistema, a Whirlpool precisou solucionar três desafios que poderiam gerar riscos à empresa, que eram: aumentar o portfólio de produtos sem impactar o estoque, atender as variações de demanda com rapidez e o possível aumento da visibilidade de variações em toda a cadeia de suprimentos.

A solução encontrada foi investir na Tecnologia da Informação, com troca de dados entre os principais pontos da cadeia (indústria, fornecedor e cliente), além de aumentar a troca de informações.

“Para implantar o sistema nós também alteramos algumas rotinas internas de planejamento e, também, nos sistemas, para que nossa base de fornecedores tivesse acesso a algumas informações através do portal”, explica Miri.

Com o sistema da NeoGrid, o processo de compras tornou-se mais transparente, acompanhando a real necessidade da empresa. Com isso, em quatro anos, o período de congelamento de manufatura (substituição de linha de produção) caiu de 28 dias para apenas três dias.

“Escolhemos o sistema da Neogrid pela fácil portabilidade e escalabilidade. Hoje temos menos burocracia no processo de compras e concentração das informações de fornecimento em um local específico. Isto facilita a tomada de decisão e libera tempo dos negociadores para o desenvolvimento de estratégias e relacionamento, tempo antes investido em input manual de informações” afirma Miri.

O próximo passo previsto pela Whirlpool é a integração de todo o processo de desenvolvimento de produtos na solução. Segundo Miri, o objetivo é conseguir trabalhar de maneira mais ágil e colaborativa com fornecedores.

Além disso, a empresa também espera obter um crescimento maior no segundo semestre do ano. “Em 2011 tivemos um crescimento mais moderado do que nos anos anteriores muito em decorrência da crise de confiança global, o que nos obrigou a repensar vários processos internos e focar em otimização de custos. Em 2012 há uma maior confiança de que a economia global volte a crescer com mais vigor na segunda parte do ano, impulsionando, assim, o crescimento de renda e a consequente venda de produtos da linha branca”, finaliza Miri. 
 

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