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Reconhecimento 22 de agosto de 2016

Ypê realiza 2º Workshop de seu Programa de Excelência em Transportes

A Química Amparo (Fone: 19 3808.8000), mais conhecida pela marca Ypê, realizou, no dia 19 de julho último, em Amparo, SP, o 2º Workshop do Programa de Excelência em Transportes Ypê. A Logweb esteve presente e é a divulgadora oficial do Programa.

O PET Ypê é uma iniciativa que a empresa lançou em 2016, alinhada à sua estratégia de alavancar o nível de serviço junto aos seus clientes, e abrange as transportadoras que são responsáveis pela distribuição nacional da Ypê em suas cinco unidades de expedição.

Introdução
A abertura do workshop foi feita por Adriana Bueno, gerente nacional de transportes, que destacou um dos valores da Ypê – “Trabalho e Honestidade” –, criado com base na frase do fundador da empresa, Waldyr Beira: “O trabalho tudo vence”, ressaltando a integridade e ética como base das ações.

Em sua colocação, Adriana citou que a Ypê só chegou onde está hoje porque tem trabalhado muito, e que as transportadoras, como parte do negócio da empresa, precisam ter o mesmo conceito para que, juntos, possam vencer diariamente, assim como a Ypê vem fazendo ao longo desses 65 anos de existência.

“Teremos muito trabalho e transpiração, pois a jornada até o final do ano será desafiadora. Será necessária muita dedicação. Assim como um atleta precisa que todos os músculos estejam fortes para conseguir levantar as anilhas, todos os envolvidos na operação, desde o motorista até o presidente da empresa, precisam estar preparados para sustentar e garantir a eficiência na operação. Em conjunto com o esforço, será necessário imprimir aceleração, pois já estamos na metade do caminho e a velocidade para alcançar as metas precisa ser alta, para que, ao final do período, possamos marcar um ‘golaço de placa’. Após esse primeiro período de treino precisamos vencer. Vamos sempre juntos e fortes”, enfatizou a gerente nacional de transportes.

Ainda de acordo com ela, reforçados a volumetria e o potencial que a Ypê tem, diante de um cenário econômico adverso, a empresa vem crescendo em volume e superando metas mensalmente. E ter o produto da Ypê na gondola é a garantia de que o consumidor vai continuar comprando, em consequência, tanto a transportadora terá o volume para transportar quanto a Ypê terá mais volume expedido e faturado.

Trajetória do Programa
Jefferson Gonzaga, gestor do Programa Excelência em Transportes, apresentou uma visão do que aconteceu nos últimos quatro meses, quando foram realizadas mais de 80 reuniões de alinhamento e surgiram mais de 160 planos de ação.

Diante das reuniões e dos tópicos abordados apareceram alguns pontos que ainda persistem e que fazem com que não haja uma evolução no desempenho.

“O feedback dos padrinhos referente ao que têm tido de retorno das transportadoras veio motivar as empresas participantes, pois estão no caminho correto para atingirmos um excelente nível de serviço percebido pelos clientes da Ypê”, destacou Gonzaga.

Também foi apresentada a trajetória da acuracidade no carregamento geral e estratificando por regional (BR) de abril a junho. No geral, houve uma evolução de 6 p.p. Também ocorreu um aumento de 5% no fluxo de informação transmitida pelos transportadoras, para que a Ypê trate de forma mais eficiente as ocorrências de entrega. Para as entregas, houve um aumento de 7 p.p. Para o resultado geral do programa, ocorreu um aumento de 5 p.p.

Desafios
Agora, os desafios são: atingir e superar as metas de OTIF (85%), On time de entrega (95%) e GFT (85%).

“Essas metas não serão atingidas se somente as transportadoras fizerem tudo sozinhas, assim como a Ypê não conseguirá atingir sozinha. Juntas é que conseguirão atingir as metas”, disse o gestor.

Anteriormente, foi pontuado onde as transportadoras estão falhando. Nesse ponto foi citado que a Ypê também tem pontos a serem melhorados. Assim, foram citadas as ações em andamento que a Ypê está executando em busca da melhoria contínua, objetivando um aumento de 8% do volume total faturado no ano de 2016, referente a 2015.

Estratégia de negócios
Foram colocados quatro pilares estratégicos: diminuição da ruptura; aumento do nível de serviço percebido pelo cliente; frete sobre a ROL saudável; e ganho de market share.

Especificamente sobre o nível de serviço das transportadoras, foram abordados alguns pontos que ainda precisam ser desenvolvidos para manter as melhorias alcançadas, não só para que tenha um excelente nível de serviço para com a Ypê, mas para que haja uma excelência para todos os clientes das transportadoras.

Foi focado, ainda, o tema referente à gestão de terceiros e agregados. Neste ponto, Adriana solicitou que as transportadoras subam a criticidade na contratação de motoristas e deem um treinamento para que possam ter ciência de como proceder, pois são esses que carregam o nome da transportadora. “Qualquer coisa que acontecer é o nome da transportadora que estará sendo divulgado, prejudicando, assim, a sua imagem.”

Com relação à “busca da melhoria continua” pelas transportadoras, a Ypê levou ao evento a empresa PKT Desenvolvimento Empresarial que, junto com a Fundação Dom Cabral, oferece treinamento e acompanhamento para o desenvolvimento de empresas de pequeno e médio porte.

Programa para 2017
O que vem para 2017? “Teremos em março de próximo ano o fechamento do Programa, divulgando os melhores por modalidade (Carga Fechada, Carga Fracionada e Carga Itinerante). Os melhores serão os que poderão participar de novos projetos e negócios – por exemplo, do circuito logístico, onde a Ypê está em contato com outros embarcadores. E também será feita a distribuição da volumetria por determinada rota.

Ações em andamento
As ações que já estão em andamento, executadas pela Ypê, incluem: TPM Pilar Plan to Serv (Planejar para servir) e Pilar distribuição, onde está sendo tratada a grade de carregamento para dar uma melhor cadência ao Centro de Distribuição e giro dos veículos. Este processo foi colocado à disposição das transportadoras que fazem entrega em médias e longas distâncias para carregamento no 1º e 3º turno.

Está em projeto, ainda, a Central de Tráfego, conduzida pelo setor de Desenvolvimento Logístico da Ypê, coordenado por Bruno Oliveira. Esse projeto visa fazer o acompanhamento dos veículos na chegada para carregamento, reduzindo o tempo de permanência nas origens, fazendo com que as transportadoras tenham uma maior produtividade dos veículos e aumentem o nível de serviço. Atualmente são oito as transportadoras junto às quais está sendo feito o acompanhamento. Por outro lado, foi aberto para as transportadoras participantes do Programa aderirem à Central de Tráfego.

Ranking Prévio
No evento, também foi divulgada uma prévia do ranking, considerando o desempenho no primeiro semestre de 2016.

Carga Fechada
1. RCA Logistica
2. Cavarzan
3. Starlogs
4. Valerini
5. Arus
6. Ancona
7. Gerbi
8. Aliança
9. HDM
10. Transpavan

Carga Fracionada
1. Ferreira e Salles
2. Linevias
3. Transluan
4. Total Log
5. Goyazlog
6. Onofre Trans
7. Carraro
8. Andrini
9. Transcompras

Carga Itinerante
1. Cooperlegre
2. Valmir Fanti
3. Litoral Sul
4. Com Pivato
5. IDZ Marson

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