Facebook Twitter Linkedin Instagram
Setcesp 24 de julho de 2019

5º Prêmio SETCESP de sustentabilidade

Thiago Budni – Gerente Operacional da Rodoeng Transportes. É Diretor de Especialidade de Meio Ambiente e Transporte de Produtos Perigosos do SETCESP desde 2013. Também foi coordenador da COMVERDE – Comissão de Estudos em Meio Ambiente e Transportes da entidade em 2011 e 2012.

 

 

Há alguns anos, a sustentabilidade tem sido uma das principais bandeiras do SETCESP – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região. Prova disso é a continuidade do Prêmio SETCESP de Sustentabilidade, entregue aos associados que, de alguma maneira, promovem os princípios que fundamentam a premiação.

O Prêmio foi instituído pela entidade em 2015 e chega este ano a sua 5ª edição, mais maduro e acessível aos associados. Seu regulamento é baseado no triple bottom line, ou o tripé da sustentabilidade (ambiental, social e econômico), proposto pelo consultor e sociólogo britânico John Elkington em seu livro “Canibais com Garfo e Faca” (1997). John é um dos precursores da responsabilidade social e ambiental nas grandes empresas.

Em 2019, o regulamento do Prêmio de Sustentabilidade prevê uma novidade ante aos anos anteriores. Agora a inscrição de projetos pode ser feita em quatro categorias, até ano passado eram apenas três. São elas:

 

Responsabilidade Ambiental

Os projetos inscritos nessa categoria devem levar em conta as ações da empresa ajustadas à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras.

 

Responsabilidade Social

Esta categoria envolve medidas que proporcionam cultura, educação e melhores condições de vida e saúde aos colaboradores da empresa e à comunidade onde está inserida.

 

Gestão Sustentável

Para as empresas que dirigem sua organização através de processos que incentivam e recuperam todas as formas de capital, humano, natural e financeiro. Nessa categoria os projetos devem comprovar financeiramente os seus resultados, seja com economia de recursos ou em geração de valor e novos negócios.

 

Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho (Nova Categoria)

A segurança do trabalho está inserida no conceito de sustentabilidade institucional. Ela existe para que as empresas e instituições mantenham a qualidade de vida de seus funcionários e a preserve, obrigatoriamente, de acordo com as leis trabalhistas. Está relacionada com a qualidade e a produtividade, ao promover a saúde (física e mental) e segurança do trabalhador e é essencial ao desenvolvimento dos negócios.

 

Mais que apenas premiar, temos o objetivo de difundir e incentivar as boas práticas sociais, ambientais e de gestão. Acreditamos que as empresas devem perceber a questão ambiental como uma chance de fazer diferente, criar um ambiente de trabalho mais saudável, rever seus processos e promover inovações. Essas mudanças podem propiciar, inclusive, vantagens importantes sobre a concorrência.

Reinventar os negócios para um futuro distante pode significar encontrar valores compartilhados apoiados por todos os envolvidos, de acionistas a funcionários, de consumidores a comunidades em que uma empresa opera. Alguns chamam isso de capitalismo consciente.

Por isso não temos dúvidas de que aqueles que inovarem, que tiverem boas ideias e se apresentarem preparados para abrir caminho através dessa complexidade serão recompensados.

Nas quatro primeiras edições, 74 empresas de transporte inscreveram 91 projetos. As empresas vencedoras das últimas edições, para citar alguns exemplos, apresentaram cases sobre a utilização de sistemas de captação de água de chuva para reuso, sobre a preparação profissional de jovens para trabalhar no transporte por meio de universidades corporativas, também sobre o acompanhamento, redução e anulação das emissões de carbono e sobre a inclusão social de portadores de deficiências no ambiente de trabalho.

Assim, eu e o presidente do SETCESP, Tayguara Helou, convidamos todos os transportadores associados à entidade a inscreverem seus projetos e participarem dessa premiação que promove boas práticas que servem de exemplo a todas as transportadoras do nosso setor.

Se sua empresa ainda não é associada ao SETCESP, associe-se e participe também!

 

Mais informações estão disponíveis no site www.setcesp.org.br, ou pelo telefone 11 2632.1082, com Silmara Balhes.

Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Brasil Log
Brasil Log
Brasil Log
BYD Business Park Tokio Marine Translifit Retrak w6connect