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Conteúdo 25 de abril de 2016

Logística para leigos entenderem

Creio que muitos colegas ao menos alguma vez viram-se frustrados diante de algumas perguntas e curiosidades  sobre  nossa área, pasmem, ainda desconhecida.

E o que é a Logística então? Segundo Veja (2014), o Setor movimenta no Brasil mais de US$ 100 bilhões/ano,  ao menos uma pessoa na sua família trabalha direta ou indiretamente na área, a maioria das instituições de ensino no país tem ao menos um curso ligado a ela, geramos oportunidades em indústrias, empresas de transporte, operadores logísticos e no varejo. Proporcionamos disponibilidade e satisfação de necessidades das mais diversas.

Tudo o que você fez hoje têm embasamento logístico, tudo o que você comprou passou por um sistema de armazenagem, o que você comeu foi transportado pelos mais diversos modos, pagamentos e saldos em vossas contas foram permitidos por pensamentos embasados em logística: planejamento, movimentação, transporte, armazenagem, pontualidade, redução de custos, informações…

Nos últimos 15 anos o crescimento econômico aumentaram a oferta e procura por bens de consumo, as pessoas migraram do campo para as cidades, distritos industriais se descentralizaram de polos industriais consagrados e conhecidos, e empreendimentos logísticos causam impactos onde são instalados.

E para provar que nossa área têm importância e é significativa, atrevo-me a elencar aqui dez tópicos recentes sobre ela, ou que a envolvem – a logística, que não é e nunca será um assunto pontual. Iniciemos pelo primeiro deles,  Sociedade.

A Sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. A origem da palavra sociedade vem do latim ‘societas’, uma “associação amistosa com outros”.  ‘Societas é derivado de ‘socius’, que significa “companheiro”, e assim o significado de sociedade é intimamente relacionado àquilo que é social. Portanto, por conta de seus impactos diretos, logística e transportes nunca será um assunto isolado, uma vez que tudo o que é produzido é para o nosso consumo ou para o nosso conforto. A logística interfere na sociedade das mais variadas formas, mas a busca é uma só – por solução!

Distribuição é a ação ou efeito de distribuir (dividir, destinar, entregar, etc.). Deriva do latim distributio, é bastante habitual no comércio para fazer referência à repartição de produtos. O desafio de fazer chegar fisicamente o produto ao consumidor é uma constante em tempos modernos, principalmente por conta de que a competição aumentou e muito no cenário da cadeia logística, fazendo com que a Distribuição seja um dos mais importantes processos.  A cadeia de distribuição envolve os vários agentes que integram as muitas etapas para que o produto chegue ao consumidor final. Quem conseguir desenvolver modelos inovadores para distribuição irá ganhar muito dinheiro, numa atividade que embora complexa, de alta rentabilidade.

Transporte, a parte mais visível da operação logística, tem por função proporcionar disponibilidade. Envolvem planejamento, estratégias, modais e planos operacionais no cumprimento das atividades necessárias as operações inbound (entrada) de matérias primas; inhouse (nas operações internas na planta do cliente) e outbound (saída de produtos acabados). O efeito para o cliente da distribuição envolve o transporte nos mais variados modais de transporte, e sua estrutura de custos e configuração dos meios e equipamentos possíveis fazem parte da estratégia de distribuição.

Quando pensamos em transporte, a primeira coisa de que lembramos é a figura do caminhão nas rodovias, o transporte no cenário nacional é sinônimo de transporte rodoviário, sem falar do trânsito dentro dos grandes centros. Entretanto não existe somente esse modal de transporte, que evoluiu bastante no que diz respeito à autonomia de viagens e capacidade de cargas a serem transportadas.  Contudo, podemos destacar como desvantagens desse tipo de modal os altos custos operacionais e os impactos ambientais. Embora o modal rodoviário empregue muitos brasileiros, o segmento ainda precisa de profissionalização, o que se traduz nas transportadoras migrando para um formato como o de operadores logísticos, se especializando não apenas em transportar, mas sim em administrar o produto dos seus clientes em todo o seu desenvolvimento.

É possível utilizarmos vários tipos de modais de transporte, seja por terra, ar ou água, porém o Brasil concentra a maior porcentagem de utilização do modal rodoviário, e pensar na possibilidade de montra um negócio em transportes, pode ser uma boa sacada, se bem estruturado o negócio.

A necessidade de Gestão. Gerir tanto os processos de distribuição como processos de transportes envolvem: planejamento, estratégia, estrutura de custos, infraestrutura, os meios, os modos, as vantagens proporcionadas pelos modais, bem como sua viabilidade. O gestor de logística, transportes ou de distribuição, por exemplo, é o profissional envolvido em tais processos, que exigem além de comprometimento grande com suas atividades, competência para lidar com informação, tecnologias e pessoas. As boas empresas reconhecem e valorizam profissionais gestores de logística, que saibam gerir.

Quanto aos participantes do Setor de Transporte, Segundo Bowersox et al. (2007, p. 183), o ambiente de transporte exerce impacto sobre a gama de decisões que podem ser implementadas em um sistema logístico. Diferentemente da maioria das transações comerciais, as decisões de transporte são influenciadas por seis participantes: o embarcador, às vezes denominado consignador; o destinatário, tradicionalmente denominado consignatário; transportadoras e agentes; o governo, a internet, e o público. Cada vez mais temos observado a interação entre os participantes, gerando alternativas e boas oportunidades para o ganha-ganha.

Outro tópico importante é “O Lixo”: Todo e qualquer resíduo proveniente das atividades de consumo intensificado pela natureza de aglomerações urbanas. Simplesmente definir lixo como material inservível e não aproveitável é inadimissível. Na atualidade, com o crescimento da indústria da reciclagem, considero um grande filão. Aquilo que poderá ser inútil para algumas pessoas, é ao mesmo tempo, considerado aproveitável para outros, passando de inservíveis a reinsersíveis na cadeia de consumo, portanto, um assunto logístico. Algumas cidades importam lixo, e outras exportam, ou não têm como gerir ou tratar seus resíduos.  Que tal um projeto inovador para este tema?

Seguido do tema anterior, temos  a Logística Reversa: A logística reversa pode ser definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e” social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para aproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambiental adequada. Existem grandes oportunidades para quem desenvolver soluções nesta área, que é complexa e exige uma logística bem estruturada, e cara.

Distribuição e Transporte de Recursos Hídricos é um tema que mexe com o Brasil e o mundo e recentemente enfrentamos uma crise hídrica. Os recursos hídricos podem ser vistos de várias formas, sendo que as águas subterrâneas são os principais reservatórios de água doce disponível para os seres humanos. 60% da população mundial têm como principal fonte de água os lençóis freáticos ou subterrâneos. O consumo tem excedido a renovação dos mesmos, tornando um recurso cada vez mais escasso às indústrias e centros urbanos, sobretudo devido à poluição hídrica por esgotos domésticos e industriais, bem como deficiências nos sistemas de armazenagem e abastecimento por má conduta, desperdício e até mesmo ingerência de tão nobres recursos. Este tema passa também por má conduta, desperdício e ingerência pública. Observemos que nas décadas de 70 e 80 tínhamos poços artesianos e fossas sépticas, hoje temos condomínios com alta concentração de pessoas e uma enorme sobrecarga dentre outros sistemas, das redes de águas e esgotos por exemplo. Pensar numa solução para o problema pode gerar alguns milhões após a dor de cabeça.

O Agronegócio é toda a relação comercial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária, onde o Brasil é representativo no cenário mundial. Avanços, desafios e perspectivas na distribuição mundial de alimentos e a demanda dos países em seus vários continentes. Temos ainda toda a África a ser atendida, a Índia, locais que em ou a serem desenvolvidos agregam grande contingente de pessoas, e estas pessoas precisam ser alimentadas. Apesar de algumas críticas ao nosso modelo de exportações baseado neste nicho crescente, insisto que este tema é de grande relevância e merece estar aqui. Alimentar essa população toda gera oportunidades sem dúvida.

Já a Mobilidade Urbana, é o grande desafio das cidades contemporâneas, em todas as partes do mundo, levam-nas a necessidades de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte. E isso envolve também a distribuição ponto a ponto. Já observaram como se dão as operações de grandes companhias que coletam, ou entregam nas grandes cidades? É um assunto relevante, principalmente quando ocorre um empreendimento logístico, seja ele qual for dará impactos em mobilidade urbana. Como dividir o espaço entre os interesses pessoais numa primeira instância, com  necessidade de sermos supridos? Algumas iniciativas falharam na busca por soluções baseadas em mobilidade urbana para a logística, embora estas só foram de efeito restritivo, como por exemplo, a circulação de caminhões de grande porte em determinadas regiões.

Outro assunto que merece destaque chamando a atenção até por terem sido criados cursos específicos e formações complementares é a Logística Hospitalar: A logística hospitalar apresenta-se como um conjunto de operações complexas e relevantes para as organizações hospitalares, visto que uma falha na distribuição dos materiais e medicamentos, uma função logística, pode acarretar um desastre irreparável tanto para os pacientes quanto para o hospital, quando seu propósito é salvar ou manter vidas. Existem empresas especialistas, por exemplo,  no transporte de órgãos para transplantes, operação complexa que exige muito profissionalismo e competência para executá-la.

Finalizamos este texto com a Logística Humanitária, que é uma função logística das mais nobres, exigida para assegurar com eficiência e eficácia o fluxo de suprimentos e pessoas com o propósito de salvar vidas e aliviar o sofrimento de vulneráveis em situações de desastres naturais ou danos provocados pelo homem, como: furacões, avalanches, erupções vulcânicas, inundações, guerras, e outros). Olhem o caso de Mariana, do Rio de Janeiro, de Santa Catarina, dentre outros. Há oportunidades, pois não estamos preparados.

Pensem nisso!

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