Facebook Twitter Linkedin Instagram
Metodologia 15 de agosto de 2019

Espelho do mercado

As empresas certificadas com o Top do Transporte 2019 foram avaliadas pelo júri mais exigente que existe: os próprios clientes, que atribuíram notas de desempenho para cada uma delas, com base em um rigoroso regulamento.

 

O trabalho de identificar e reconhecer as empresas do transporte rodoviário de cargas, de mérito reconhecido no mercado de fretes, obedece a um conjunto de regras endossadas pela maioria dos embarcadores. Essa rigorosa metodologia explica a credibilidade conquistada pela certificação do Top do Transporte, desde a sua criação em 2007, junto à vasta cadeia produtiva do setor.

Em 2019, o estudo teve início em meados de março, quando os quase 4.000 contratantes de fretes que compõem a base de dados foram convidados a participar da 13ª Pesquisa Nacional dos Fornecedores de Serviços de Transportes. Por meio de uma cédula eletrônica, enviada por e-mail para esse júri mais que exigente, os respondentes puderam relacionar todas as transportadoras de cargas que prestam serviços regulares para eles.

Em seguida, os contratantes do serviço atribuíram notas de desempenho de 1 a 5 para cada fornecedor de transportes, relativas a cinco diferentes parâmetros de avaliação envolvendo dois aspectos do negócio. O primeiro compreendendo o fator comercial e de custo e, o outro, a qualidade da prestação do serviço oferecidos pelo transportador (ver quadro).

Depois de somadas as notas de cada grupo e tiradas as médias, um sistema automático estabeleceu a média final, batizada de Média do Mercado, para fins de montagem do ranking de cada especialidade. Por fim, foram eliminadas todas as transportadoras que não alcançaram a nota mínima 3 (de um total de 5) estabelecida pelo regulamento da certificação. Nem obtiveram o mínimo de três indicações dos contratantes, em cada especialidade avaliada.

A coordenação técnica desse trabalho ficou aos cuidados da pesquisadora Ivone Martins Bogo, da Input Consultoria. Entenda agora o que significa cada parâmetro da metodologia aplicada.

tabela_p08_A tabela_p08_B

Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Toyota
Translifit
SDS
Business Park
Tokio Marine
Retrak
w6connect
Manufacturing Summit Brazil