Facebook Twitter Linkedin Instagram
Entrevista 22 de maio de 2019

Luiz Vergueiro chega ao Mercado Livre para comandar as operações logísticas

Vergueiro: “Para este ano, o valor total de investimento será de R$ 3 bilhões, principalmente na área logística, para aceleração da velocidade de entregas”

 

Diretor de operações da unidade Mercado Envios no Brasil, do Mercado Livre, Luiz Vergueiro tem mais de 18 anos de experiência em operações, logística e transportes, com passagens por empresas como Infracommerce, Olook, Kanui, AmBev e Rhodia.

Formado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá e com especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, Vergueiro entrou no Mercado Livre em dezembro de 2018 para atuar na liderança local da operação logística da companhia, que estava sob o comando de Leandro Bassoi, promovido a vice-presidente de Mercado Envios para a América Latina.

Quais os seus diferenciais que levaram à contratação pelo ML?

O meu diferencial está mais associado ao casamento com a cultura da companhia. Experiência é importante, mas não se sobrepõe ao fit cultural da companhia, que é único no mercado.

 

Quais as novas estratégias do ML para oferecer uma experiência de compra ainda melhor para os consumidores?

O Mercado Livre está preocupado em oferecer a melhor experiência de compra e venda online. Para isso temos que entregar rápido e com qualidade.

 

Quanto o ML está investindo nessa estratégia?

No ano passado, parte dos R$ 2 bilhões injetados no país foi dedicada à operação logística. Para este ano, o valor total de investimento será de R$ 3 bilhões, principalmente na área logística, para aceleração da velocidade de entregas das mercadorias vendidas no marketplace, e também à expansão da oferta de serviços financeiros, capitaneados pelo Mercado Pago, fintech do grupo.

 

Quais os diferenciais dos serviços oferecidos pelo Mercado Envios?

Considerando que buscamos oferecer a melhor experiência de compra e de venda, o Mercado Livre oferece a melhor solução de custo-benefício para vendedor e comprador. A solução de fulfillment permite ao seller a melhor exposição e qualidade na entrega de seu produto.

 

Quais as expectativas a respeito do desempenho do e-commerce no Brasil?

O e-commerce ainda vai crescer no ritmo de dois dígitos no Brasil por pelo menos uns 10 a 15 anos. As oportunidades são enormes, o consumidor vem mudando seu comportamento, portanto, quem estiver surfando essa onda sairá na frente.

 

Quais as expectativas da empresa para este ano e o próximo?

O Mercado Livre continuará crescendo e nosso desejo é que este crescimento seja maior que o mercado.

 

Como o ML tem trabalhado na redução do valor do frete? Quais as soluções oferecidas?

Redução de preço de frete é algo bastante complicado, considerando que grande parte das entregas é realizada pelos Correios e eles ajustam seus valores no momento que lhes convém. Estamos nos estruturando para poder oferecer opções mais rápidas e mais baratas aos compradores. Isso passa por negociações com fornecedores atuais e encontrar novos parceiros com soluções novas. Agrada-nos muito trabalhar com empresas que repensam a tecnologia para oferecer soluções logísticas melhores.

 

Como o ML garante a segurança da carga transportada?

Os veículos dos transportadores são rastreados e a carga é segurada.

 

Explique como funciona o Mercado Envios Coleta.

Oferecemos este serviço para vendedores que registrem mais de 15 vendas diárias e emitam NF-e. Diariamente passamos para coletar os pedidos embalados, levamos para um centro de triagem e depois destinamos para os transportadores, que irão conduzir a remessa até o destino final.

 

Quais os maiores desafios que o ML encontra na logística?

A burocracia fiscal, as dimensões do país e a falta de investimentos em tecnologia são nossos principais desafios para cumprir com nosso objetivo de entregar mais rápido e com melhor qualidade.

 

Como eles são resolvidos?

Isso levará anos, mas o Mercado Livre faz e continuará fazendo grande esforço para liderar e conduzir essas mudanças.

 

Quais as estratégias da empresa para tornar o tempo de entrega de mercadorias três vezes mais rápido, segundo divulgado no mercado?

As ações estão focadas em três pilares: processar as remessas muito rapidamente e sincronizadas com os horários de coleta e transferência dos transportadores; usar modais de transportes inovadores e pouco explorados; oferecer ao vendedor e comprador o rastreamento perfeito de suas encomendas.

 

Veja mais sobre o Mercado Livre na revista Logweb Digital número 29, de abril de 2019, página 23:

http://twixar.me/pc3n

Newsletter
Cadastre-se aqui


Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Toyota
Translifit
SDS
Tokio Marine
Retrak
Manufacturing Summit Brazil