Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Gerenciamento logístico 21 de maio de 2015

Intelipost busca expansão na América Latina e foca no varejo físico e nas distribuidoras

A plataforma especializada em gerenciamento de logística para o pré e pós-venda, chamada Intelipost (Fone: 11 4872.8009), fechou 2014 com 60 lojas em seu portfólio de clientes, todos do setor de e-commerce, e para 2015 tem planos de atender varejistas físicos e distribuidores.

Em operação desde março de 2014, a plataforma foi desenvolvida no Brasil. Stefan Rehm, um dos fundadores da Intelipost, trabalhou com dois e-commerces da Project-A – fundo de investimentos alemão que investiu da Intelipost – para escolher provedores logísticos, negociar fretes e estruturar a gestão da logística. Notando a dificuldade e os desafios desse mercado, o profissional propôs a Intelipost à Project-A, que topou o desafio.

Em fevereiro, a plataforma começou a operar junto a empresas do mundo offline. Antes criada para atender ao mercado de e-commerce, a Intelipost agora está preparada para atender qualquer empresa que utilize frete fracionado, seja do mundo online ou físico.

“Para 2015, vamos iniciar os trabalhos junto a atacadistas, distribuidoras e negócios físicos com vendas diretas. Nossa plataforma pode ser utilizada por qualquer empresa que trabalhe com logística fracionada. Queremos fechar 2015 com mais de 300 lojas em nosso portfólio, contando negócios on e offline. Além disso, estamos analisando a possibilidade de expandirmos a atuação da Intelipost pela América Latina, em países como Colômbia e México”, afirmam Rehm e Gabriel Drummond, cofundadores da Intelipost.

A solução da Intelipost faz a interface entre embarcadores e transportadoras. Ao ser conectada ao sistema de vendas e entregas do cliente, a plataforma identifica as opções de transporte, destacando a melhor transportadora e prazos. Nesse processo também faz o cálculo de frete online, seguindo as características do pedido e a região de destino.

O principal problema encontrado para implantar a plataforma foi a grande fragmentação do mercado, juntamente com a falta de padrão na precificação e nos sistemas utilizados. “Preços de fretes são definidos individualmente para cada embarcador. Com mais do que 10.000 transportadoras e outros milhares de embarcadores, é muito difícil criar um sistema que entende todas as maneiras de precificação”, apontam os executivos. Após seis meses de desenvolvimento, a Intelipost conseguiu definir um padrão proprietário capaz de se adequar a 99% das variações encontradas no mercado, e que traduz precificações diferentes para uma linguagem comum.

Segundo Rehm e Drummond, as perspectivas do mercado dessa solução são muito boas. “A logística, de uma forma geral, é um mercado muito relevante – 6% do PIB brasileiro – e marcado por ineficiências, informalidade e problemas de infraestrutura. A aplicação de tecnologia na tomada de decisões mais rápidas e embasadas pode levar a logística de uma empresa a outro patamar, com menores custos e mais velocidade e qualidade. O potencial de ganho é enorme”, ressaltam.

A plataforma já tem mais de 300 transportadoras integradas, e foi desenhada para permitir que outros provedores logísticos fossem integrados ao sistema conforme a demanda. A empresa conta com parcerias junto às principais plataformas de e-commerce e ERPs e dentre os clientes atendidos atualmente estão PetLove, Evino, Havan e PróSpin.

Entre os fatores que agregam valor às transportadoras com o uso da solução está a facilidade de integração com o embarcador. “Com o Intelipost, a transportadora se integra apenas uma vez com a plataforma e já vai ter todos os clientes disponíveis ali. O custo e tempo de implantação técnica de um novo cliente pode ser reduzido em até 90%”, analisam.

Considerando que os embarcadores usam padrões diferentes de integração com a transportadora, é notória a necessidade de adaptação a esses padrões desiguais. Com a plataforma, todas as adaptações são feitas e a transportadora fica com somente um padrão. “A integração entre Intelipost e transportadora torna tudo mais simples”, resumem os cofundadores, que ainda afirmam que por meio da Intelipost, a transportadora pode angariar mais clientes.

(Foto: Divulgação/Interpolist)

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal