Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Logística 9 de março de 2015

Papel dos bollards na segurança de condomínios logísticos

O papel dos Bollards nesse cenário como uma opção eficiente e segura

Os condomínios logísticos estão em plena ascendência no Brasil e cada vez mais empresas optam por um centro de distribuição e armazenagem que tragam menores custos operacionais. Por trazer inúmeras vantagens, este tipo de empreendimento está a cada dia mais visado e suscetível, o que causa nos grandes empresários uma busca incessante em relação a soluções de segurança modernas e eficientes para proteger estes locais. Assim, os Bollards, controladores de acesso que bloqueiam a passagem indevida de veículos, passaram a fazer parte dessa realidade.

Os novos condomínios logísticos são idealizados e construídos para oferecer modernidade, localização flexível, menores custos operacionais e segurança. Pensando nisso, algumas administradoras optaram pelo sistema de Bollards, pinos automatizados utilizados para bloqueio e restrição de veículos pesados, impedindo a fuga caso alguma ação criminosa aconteça.

O fato de atrair grandes empresas e sucessivamente suas cargas de alto valor, fez com que também aumentasse o numero de ações criminosas contra esses condomínios. Com este cenário, pensar em segurança desde o momento da implementação do projeto é uma forma de atrair os futuros inquilinos e diminuir custos.

Atenta a essa tendência, a Marcos & Farina Arquitetos já implanta o sistema de Bollards, como uma novidade em segurança para clientes.

Dentre as estratégias mais conhecidas para roubo de cargas nos ultimos tempos, o Cavalo de Tróia tem grande destaque. Os assaltantes adentram o local escondidos dentro do baú de um caminhão roubado o que facilita a rendição dos funcionarios. A instalação de Bollards nestes empreendimentos é uma forma de inibir essas ações criminosas, visto que, os criminosos procuram sempre arquiterar planos em que a ação de saída seja facilitada.

Os Bollards são barreiras fisicas de alta segurança usadas para bloquear o acesso e a passagem indevida de veículos nesses empreendimentos. Os pinos são automatizados e podem estar ligados diretamento ao sistema de alarme ou ser acionados atraves de um disposito direto por uma central de segurança remota. Estes dispositivos, já muito utilizados na Europa, aparecem como uma opção importante para reduzir os riscos de ações criminosas nos condominios logisticos.

Entram como grande novidade para o setor por ser um sistema de bloqueio que dificulta a invasão criminosa. Os roubos são sempre planejados para que a saída do empreendimento seja viável. Nos empreendimentos que utilizam sistema de Bollards, a fuga fica inviabilizada até que a liberação seja autorizada.

O sistema passa também a ser uma forma de inibição dessas ações criminosas, além de proteção ao local e as cargas, que são de grande valor, os Bollards conseguem de certa forma atrapalhar o planejamento e tirar o foco do empreendimento.

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal