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Conteúdo 10 de junho de 2002

Monitoramento de veículos e otimização de rotas ganham mercado

Ageoinformação tem
trazido soluções para diversas áreas, como
meio ambiente, segurança, gestão de cidades e muitas
outras. O setor cresceu e deve faturar R$ 1,5 bilhão neste
ano”, diz José Danghesi, diretor do GEOBrasil 2002
– Feira e Congresso Internacionais de Geoinformação,
que aconteceu em maio último, em São Paulo

O serviço de localização
é uma das aplicações da geoinformação
que mais tem atraído clientes. O monitoramento surgiu para
melhorar a logística e otimizar rotas dos caminhões
nos EUA. Hoje, no Brasil, o rastreamento é usado para proteger
veículos de carga, como também frotas de serviços.

Exemplos

Em 1977, a Companhia Energética de
Minas Gerais – Cemig deu início ao projeto de monitorar
sua frota que, hoje, tem 1,4 mil veículos e atende a mais
de 850 municípios do estado de Minas Gerais.

Segundo Luiz Carlos Duarte Pinto, analista
da empresa, “assim que recebemos um chamado, localizamos e
acionamos o carro mais próximo. Ele recebe uma mensagem no
terminal de bordo, informando o local para onde deve seguir e o
tipo de serviço que deverá efetuar. Quando finaliza
o atendimento, ele passa uma mensagem para a central dizendo o que
foi feito, de modo que seja dada baixa no pedido e liberado o carro
para outra solicitação”.

Duarte diz que, hoje, todo o sistema de localização
da Cemig é feito por satélite, mas a empresa está
implementando o sistema via rádio e também deverá
iniciar via celular. “Temos dez carros em teste trabalhando
via rádio. Chegamos à conclusão de que, além
de ser mais barato, o sistema de radiolocalização
oferece mais vantagens, como a possibilidade de monitorar veículos
até mesmo onde há muitos prédios ou em áreas
fechadas”, informa.

Outro exemplo de aplicação da
geoinformação é a otimização
de rotas. Segundo Cássio Rossetto, diretor da Logit, empresa
de consultoria que usa tecnologia da informação em
transporte e logística, independentemente de ser monitorada,
a frota que utiliza uma rota urbana pré-estabelecida ganha
na qualidade de entrega e na redução de custos.

Com o uso da geoinformação,
a Logit desenvolve soluções personalizadas e implanta
softwares para facilitar o roteiro das frotas. A farmácia
Droga Raia, por exemplo, tem um sistema desenvolvido pela emppresa
que possibilita a organização das entregas em domicílio
em até 4 horas. Já a Finambrás, corretora de
câmbio títulos e valores mobiliários, entrega
em até 2 horas os travellers cheques. “Localizando
geograficamente os locais da entrega, o sistema gera a melhor rota
para que o prazo de entrega seja cumprido”, conclui Rossetto.

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