Facebook Twitter Linkedin Instagram
Modal Marítimo 11 de março de 2019

Movimentação de cargas registra aumento de 40% em 2018

O Porto de Santos (litoral de São Paulo) tem expectativa de aumentar em 2,5% a movimentação de cargas em 2019, conforme projeções de otimismo do complexo marítimo, após os resultados obtidos ao longo do ano de 2018. Segundo projeção divulgada pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o porto teve 133,1 milhões de toneladas em movimentação no ano passado, número também 2,5% maior que 2017.

Esse cenário também é comprovado pela AT&M, empresa que atende mais de 26 mil empresas, entre transportadoras, corretoras, seguradoras e embarcadores para o processo de averbação eletrônica das cargas movimentadas em todo o Brasil. Em 2018 foram registrados R$5,9 trilhões em movimentação de cargas, sendo que em 2017 tivemos o valor de R$4,2 trilhões em cargas movimentadas. Isso representa um aumento de 40% na movimentação de cargas em 2018 na comparação com 2017.

Para Vagner Toledo, CEO da AT&M, apesar das dificuldades que o setor de transporte de cargas enfrenta, assim como roubo de cargas, discussões sobre os custos do frete e combustíveis, carga tributária elevada, o leve aquecimento da economia nos últimos meses contribuiu com o aumento da movimentação de cargas. “ O início da obrigatoriedade da averbação eletrônica da carga no ato da viagem, que passou a vigorar em outubro de 2017, também ajudou a puxar os números para cima”, afirma ele.

Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Brasil Log
Brasil Log
Brasil Log
Savoy Retrak w6connect
Assine a Revista Logweb
Assine a Revista Logweb
Revista Logweb