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Editorial 11 de julho de 2018

O Porto de Santos e os contêineres em foco

Em sua quarta edição, a revista Modal Marítimo traz uma entrevista especial com o coordenador geral do Comus – Comitê de Usuários dos Portos e Aeroportos do Estado de São Paulo, José Cândido de Almeida Senna. Entre outros assuntos, ele alerta para a importância da utilização do Porto de Santos em horários alternativos, a fim de garantir o escoamento das mercadorias, afinal, não há projetos previstos para ampliação da infraestrutura existente. Assim, a melhor forma de otimizar as operações é utilizar os recursos que se tem, atuando em dias e horários diferenciados, o que o Porto de Santos já permite. Falta os usuários de conscientizarem disso.
Outra matéria aborda uma nova plataforma de registro de contêineres que visa a reduzir custos e emissão de CO2. Vale ressaltar que o setor de transporte de contêineres corresponde, hoje, por cerca de 60% de todo o comércio transoceânico mundial. No entanto, tem enfrentado problemas há anos, como excesso de capacidade, baixas taxas de frete, ameaças à segurança e aumento do impacto ambiental.
No artigo da edição são tratados os novos regulamentos da Organização Marítima Internacional, que abrem caminho para os biocombustíveis no setor naval. Testes realizados em navios oceânicos mostraram que os biocombustíveis podem ser efetivamente misturados com combustível regular sem efeitos drásticos no motor.
Em se tratando de cabotagem, entrevistamos duas grandes empresas da área, que revelaram o momento favorável do setor. No entanto, ainda há significativos desafios a serem superados, como a acessibilidade dos portos, tanto pelo modal ferroviário, quanto pelo rodoviário, e a dificuldade de concorrência com o transporte rodoviário.
Fazendo uma análise do modal aquaviário, Luís Fernando Resano, do Syndarma, salienta a importância de se cumprir as leis que já existem para fortalecer o setor. Segundo ele, é preciso que o governo realmente busque o equilíbrio da matriz de transportes, com o maior incentivo aos usuários para utilizarem, em especial, o modal marítimo.

Boa leitura!
Os editores.

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