Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Portos 2 de julho de 2015

Porto de São Francisco do Sul completa 60 anos de atuação

No dia 1º de julho, o Porto de São Francisco do Sul completa 60 anos de atuação. Com contrato de delegação do Porto ao Governo do Estado renovado por mais 25 anos, a instituição passa por uma fase de movimentação positiva e planeja melhorias em 2015. Para dar início às comemorações, a diretoria do Porto oferece um café da manhã  aos funcionários, no estacionamento da sede administrativa, às 9h.

A história do Porto de São Francisco do Sul teve início em 1912, quando a Companhia de Estradas de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul recebeu permissão para implantar uma estação marítima na Baía de São Francisco do Sul. Porém, somente em 1941, o Governo de Santa Catarina obteve a concessão para começar as obras, que iniciaram em 1945. A inauguração oficial ocorreu no dia 1º de julho de 1955.

No final da década de 70, o Porto ganhou dois terminais e, a partir de 1994, registrou um grande crescimento com a procura de agentes importadores e exportadores que construíram seus próprios armazéns nas áreas adjacentes para a movimentação de cargas. O salto comercial da década de 90 esgotou a capacidade física da área portuária, iniciando-se, então, a implantação de projetos de melhoria e ampliação.

“Sessenta anos depois, o Porto de São Francisco do Sul vive uma fase positiva. Em 2013 e 2014, o Porto bateu recordes de movimentação em toda a sua história. Em 2013 foram mais de 13 milhões de toneladas de carga movimentada. O bom momento nos permite planejar investimentos com o objetivo de impulsionar ainda mais o crescimento”, comenta o presidente Paulo Corsi.

Entre os investimentos previstos, cerca de R$ 10 milhões será destinado para melhorias de infraestrutura. A qualificação do sistema de segurança é uma das prioridades. Serão feitos investimentos no sistema de monitoramento por câmeras e na tecnologia do controle de acessos. Além disso, haverá obras para melhorar o sistema de iluminação de todo porto, incluindo a readequação de sua subestação de energia própria. “Como o porto tem sido superavitário, temos condições de investir recursos próprios nessas melhorias”, explica o presidente. Ele projeta também obras na sede administrativa.

(Foto: Divulgação/Porto de São Francisco do Sul)

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal