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Conteúdo 10 de abril de 2004

Renault investe na entrega de peças às concessionárias

Redução entre um e cinco dias úteis no tempo gasto no suprimento de 150 pontos de venda em todo o país, através da racionalização dos processos e economia dos custos logísticos.

Este foi o resultado da colocação em prática, pela Renault, de uma nova logística de distribuição de peças para sua rede de concessionários.
A estratégia baseou-se em duas mudanças. Uma envolveu a alteração da rotina dos pedidos de peças do tipo “Estoque”, que visa a manutenção do estoque mínimo da rede. A periodicidade, antes semanal, passou a ser diária.

A outra modificação ocorreu no desenho da linha operacional do Armazém Central de Peças Renault, localizado em Jundiaí, SP, e que envia peças e acessórios dos veículos Renault e Nissan para todas as concessionárias do Brasil.

Instalado em um terreno de 26.000 m², o armazém possui 15.000 m² de área construída e capacidade para armazenar 33.000 peças, hoje disponíveis para toda a linha de automóveis. Com o crescimento de ambas as marcas no país e o aumento da demanda de peças, um novo armazém está sendo construído em Curitiba, com previsão de inauguração no segundo semestre deste ano.

Solicitações de peças

Segundo Gilbert Michaud, diretor de logística de peças
e acessórios da Renault Mercosul, as solicitações
de peças para estoque chegam on-line ao armazém através
de um sistema informatizado, compartilhado entre a empresa e seus
concessionários. “Em 24 horas, as peças são
entregues, por meio de transporte rodoviário, em qualquer
cidade do Estado de São Paulo, assim como no Rio de Janeiro,
Teresópolis, Niterói, Curitiba, São José
dos Pinhais e Belo Horizonte.”

Para as demais localidades do Brasil, ainda
conforme explicação de Michaud, o prazo varia de dois
a oito dias úteis, dependendo da distância geográfica
em relação ao armazém. Nos casos mais críticos,
como no caso de pedidos de peças para veículos imobilizados
na concessionária, as mesmas são disponibilizadas
em, no máximo, 24 horas para qualquer parte do país.

Por outro lado, a modificação
do layout operacional permitiu a adaptação ao novo
ritmo de pedidos. Para garantir maior agilidade nas entregas foram
implantadas bancadas móveis na “linha de produção”
do armazém. “Antes, este processo era feito sem bancadas,
utilizando apenas as prateleiras fixas do local. Atualmente, para
itens de estoque, a equipe envolvida diretamente no processo consegue
despachar os pedidos de até 90 concessionários por
dia, triplicando a capacidade anterior, que era de 30 clientes diários”,
diz, por sua vez, o gerente do armazém, José Antônio
Moraes.

Ele também salienta que, com a nova
logística, os concessionários passaram a ter uma atividade
com prazo de aprovisionamento e capital de giro menores, o que contribui
para um aumento de sua rentabilidade.
“A nova logística também resultou em melhorias
de processo para a Renault, como uma melhor distribuição
das linhas de pedido durante as três fases que envolvem seu
atendimento: coleta, embalagem e expedição. Isso simplificou
os processos e permitiu otimizar a organização interna
e economizar em 40% os custos de fretes com a migração
do transporte aéreo para o rodoviário”, completa
Moraes.

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