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Modal Marítimo 15 de março de 2019

Tegram anuncia segunda fase para dobrar capacidade operacional

tegram

O Consórcio Tegram-Itaqui anuncia a segunda fase do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), no Porto do Itaqui (São Luís, MA), para o começo deste ano com a contratação de obras e equipamentos, com a operação programada para o primeiro semestre de 2020. Nesta etapa, cujo cronograma foi apresentado pelo consórcio à Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) em agosto de 2018, após o terminal movimentar 5,4 milhões de toneladas no ano fiscal finalizado em julho, os volumes de movimentação de grãos (soja, milho e farelo de soja) serão redimensionados para mais de 12 milhões de toneladas ao ano.

Para alcançar este volume, a segunda fase do Tegram envolve a duplicação da linha de embarque para operar mais um berço de atracação, que funcionará de forma simultânea ao berço atualmente utilizado. Para isso, a infraestrutura demandará a aquisição de um segundo shiploader para carregamento de navios, que permitirá alcançar uma taxa de embarque de 5 mil toneladas de grãos por hora, e a ativação de uma segunda moega ferroviária, que permitirá a descarga de oito vagões simultaneamente, a uma taxa de 4 mil toneladas de grãos por hora. Quando concluída a segunda fase, a expectativa do Tegram é receber 80% do volume pelo modal ferroviário e os 20% restantes pelo modal rodoviário.

Atualmente, a capacidade operacional do Tegramprevê o embarque superior a 7 milhões de toneladas de grãos ao ano. Para operar um berço de atracação, a sua infraestrutura é composta por quatro armazéns com capacidade estática de 500 mil toneladas de grãos (125 mil toneladas por armazém) e equipamentos de alta tecnologia, como um shiploader, moegas rodoviárias com oito tombadores (dois em cada armazém) que permitem receber mais de 950 caminhões ao dia (total de 44 mil toneladas descarregadas a cada 24 horas) e moega ferroviária com capacidade para descarregar quatro vagões simultaneamente, a uma taxa de 2 mil toneladas de grãos por hora (composições de 80 vagões, com capacidade líquida de 100 toneladas por vagão).

 

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