Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 18 de dezembro de 2003

Toma posse a nova diretoria da ASLOG

Valorizar o profissional de logística com o desenvolvimento de grupos de trabalho, workshops, cursos, convênios com universidades e entidades empresariais, promovendo a difusão da logística no País.
Estes são os principais compromissos da nova diretoria da ASLOG – Associação Brasileira de Logística, eleita para o período 2004-2005 e que tomou posse dia 15 de dezembro último, em São Paulo.
“Pela sua importância como conceito e ferramenta para reduzir custos e aumentar a produtividade, a logística é hoje uma questão estratégica para as empresas. O que falta é valorizar o profissional da área, que muitas vezes não dispõe de meios para se aprimorar no trabalho”, afirma o novo presidente da entidade, Altamiro Borges – que também é diretor-presidente do ABGroup (grupo de empresas especializadas em soluções logísticas nas áreas de consultoria, treinamento, tecnologia de informação, marketing & vendas), membro do Council of Logistics Management (CLM) e coordenador nacional do Fórum Estratégico da Associação Brasileira dos Atacadistas Distribuidores (ABAD).
Segundo Borges, a proposta da ASLOG é justamente preencher essa lacuna, oferecendo formas de promover o desenvolvimento técnico dos profissionais de logística, servir como fonte de referência sobre tendências internacionais e ser um ponto de encontro para troca de experiências.
Entre as propostas da nova diretoria estão a criação de novos cursos de logística em nível estratégico e tático (voltado para diretores, gerentes e coordenadores), novos comitês nas áreas acadêmica e de tecnologia de informação (somando-se aos atuais comitês de logística reversa e Supply Chain Management), workshops técnicos e a instituição do “Dia do Profissional de Logística”.
Segundo o vice-presidente da ASLOG, Adalberto Panzan Jr., a proposta acaba englobando não apenas os profissionais das empresas, como também estudantes e professores. “Queremos consolidar a comunidade logística brasileira, integrando tanto pessoas ligadas à iniciativa privada quanto ao meio acadêmico.”
Para dar suporte a todas essas atividades, a ASLOG também inaugurou a Casa da Logística. Localizada no bairro do Pacaembu, em São Paulo, está equipada com toda a estrutura necessária para a realização de cursos, treinamentos, seminários e eventos promovidos e realizados pela entidade.
Segundo Panzan, a Casa da Logística também deve servir de modelo para as atividades das oito regionais da entidade existentes atualmente, assim como as futuras regionais que devem ser inauguradas ao longo dos próximos dois anos.

8ª Conferência Anual

Uma das principais iniciativas da ASLOG em 2004 será a realização da 8ª Conferência Anual, juntamente a FENASLOG – Feira Nacional de Logística. A ser realizado nos dias 6, 7 e 8 de junho no Novohotel Center Norte, em São Paulo, o evento terá como tema central a “Produtividade, Custos e Competências numa Era de Incertezas”, com a expectativa de reunir mais de 500 profissionais.
A novidade para a conferência de 2004 é a inovação nas palestras, criando novas alternativas de participação. Entre os formatos das palestras estão:
• Casos de Negócio: Cases sobre a evolução
da prática do “Supply Chain Management” nas empresas,
através de projetos de transformação;
• Fórum de debates: onde o apresentador fará
uma breve explanação sobre um tema polêmico,
como por exemplo “Make or Buy”, e em seguida será
estimulado um debate com os participantes;
• Panorama Setorial: Palestras sobre questões relevantes
do “Supply Chain Management”, e que mais preocupam empresas
e empresários de diferentes setores industriais;
• Fundamentos: apresentações didáticas
sobre os fundamentos básicos e conceitos essenciais dos processos
“Supply Chain Management”;
• Questões estruturais: Palestras sobre as principais
questões estruturais em um determinado segmento ou indústria,
suas implicações e como as empresas lidam com estas
questões;
• Aplicação de tecnologia: Palestras sobre a
aplicação prática de inovações
tecnológicas visando automação e engenharia.

Integrantes da diretoria

Além de Borges, outros profissionais de grande experiência no mercado integram a nova diretoria da ASLOG. São eles:

• 1º Vice-presidente – Adalberto Panzan Jr. – diretor da Logistar Brasil Logística e vice-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo/Setcesp
• 2º Vice-presidente – Márcio Dias – diretor de supply chain da Gomes da Costa Alimentos, coordenador do comitê Cadeia de Abastecimento da Associação ECR Brasil, professor do Ibmec, Universidade Mackenzie e FIA/FEA/USP
• 1º Secretário – Alessandro Dessimoni Vicente – Menezes & Lopes
• 2º Secretário – Marcos Tognato da Silva – C&A Modas
• 1º Tesoureiro – Ozoni Argenton Jr. – Martin Brower
do Brasil
• 2º Tesoureiro – Reinaldo Iihoshi – Shizen Cosméticos
• Diretor Técnico – Claudio Minerbo – Vector
SCM
• Diretor Social – Wilson Almeida – Pepsico do Brasil

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal