Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Reconhecimento 28 de março de 2024

1º Prêmio Vez & Voz reconhece as melhores iniciativas de empresas para a equidade de gênero

A tarde de ontem (26 de março) foi marcada pela 1ª edição do Prêmio do Vez & Voz, movimento criado pelo SETCESP para aumentar e fortalecer a participação das mulheres nas empresas e entidades de transporte rodoviário de cargas.

Na sede da entidade, o público acompanhou a entrega dos troféus a três transportadoras, que tiveram suas ações premiadas nas categorias: Mais Mulheres, Motoristas e Liderança.

“A importância do movimento se reflete também neste auditório lotado. O setor vem gradualmente tendo uma percepção mais igualitária. Nosso objetivo é propiciar que as mulheres estejam onde querem estar”, demonstrou o presidente do SETCESP, Adriano Depentor.

Um total de 24 projetos foram inscritos e avaliados por quatro jurados sob os critérios de inovação, evidências, perenidade e resultados. 

Vencedores do 1º Prêmio Vez & Voz

Na categoria ‘Mais Mulheres’ foram oito projetos participantes e venceu o Grupo Sada com a iniciativa ‘Mais Mulheres na Operação’. “Fizemos um movimento completo com estratégias para melhorar a cultura organizacional, implementar mudanças na infraestrutura, identificar quais áreas estão com maior déficit de mulheres na equipe para recrutar de acordo do perfil desejado para as vagas. Criamos desde vestiário e banheiro feminino na operação até treinamento com o time para receber estas mulheres”, contou Flavia Capelli, gerente de gente e gestão da empresa.

Outros 10 projetos concorreram na esfera ‘Motoristas’, na qual a Coopercarga levou o troféu pelo projeto ‘Mulheres no volante’. A supervisora de sustentabilidade, Amanda Novembrino, recebeu o reconhecimento e contou que desenvolveram um plano de carreira interno que abriu possibilidade para que ajudantes se tornassem motoristas de vans, motoristas de van possam pudesse dirigir VUCs e as de VUCs assumissem as carretas.

Em ‘Liderança’ a Patrus Transportes foi a vencedora com o projeto ‘Diversidade Patrus’ que disputou com outras seis iniciativas. “Na Patrus o assunto diversidade é defendido pela alta liderança e faz parte do planejamento estratégico. Neste projeto, desenvolvemos uma jornada de educação, treinamento e desenvolvimento para viabilizar a contratação de mais mulheres, bem como a ascensão profissional das colaboradoras que já atuam conosco”, compartilhou Olga Mendes, gerente de responsabilidade social da Patrus.

Índice de Equidade do TRC

Na ocasião, Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP e idealizadora do Vez & Voz, agradeceu todo o apoio que tem recebido das entidades e empresas signatárias do movimento. Inclusive, uma premiação foi entregue em reconhecimento a participação ao Sindisan e à Tassi Transportes.

A idealizadora do movimento também aproveitou para contar que nestes quase quatro anos do Vez & Voz mudanças já podem ser sentidas no setor. De acordo com o Índice de Equidade mostrado em sua apresentação, já há um aumento, ainda que tímido, da presença das mulheres no modal rodoviário de cargas. “O movimento está concentrado esforços para fazer com que as empresas que precisam de motoristas, contratem motoristas mulheres, ainda que sem experiência. Porque hoje temos um gap, ficam as empresas sem conseguir preencher as vagas e as mulheres sem experiência em conseguir trabalhar”, disse Ana.

Volvo
BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal