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Logística 9 de fevereiro de 2024

3 desafios para a logística na construção civil

Historicamente, o setor da construção civil priorizou investimentos nas áreas estruturais, deixando em segundo plano o desenvolvimento de outras frentes que não têm o impulsionamento da produção como um impacto direto, a exemplo da logística.

No entanto, para que as empresas do setor estabeleçam fluxos produtivos altos e regulares, tornando-se ainda mais competitivas no mercado, o investimento em tecnologia e logística é primordial, já que permite uma melhor gestão da cadeia de suprimentos, evitando falhas operacionais, desperdício de material, rompimento de vínculos comerciais e aumentos de custos. 

Ainda assim, em decorrência da valorização tardia da conexão entre os dois ramos, há desafios para implementar a logística na construção civil. 

Exemplo de empresa que atua para incentivar o ponto de convergência, a Motz, Transportadora Digital da Votorantim Cimentos, tem como objetivo agilizar e simplificar a jornada logística de caminhoneiros e embarcadores. Monitorando e acompanhando  todo o processo de transporte das cargas, a startup auxilia no reforço da importância dos processos logísticos para o sucesso do mundo da construção.

Para auxiliar as empresas na superação dos desafios logísticos dentro da construção civil, o CEO da Motz, André Pimenta, cita três dos principais obstáculos e como superá-los:

  1. Incorporar ferramentas para o acompanhamento instantâneo 

Para garantir um processo logístico eficiente, é preciso haver ferramentas que permitam o acompanhamento da operação, além do treinamento da equipe para utilizar tais tecnologias. Estabelecer um canal aberto de comunicação com motoristas e clientes é fundamental para garantir a execução do planejamento, monitorando frotas e cargas e evitando eventuais falhas e atrasos. 

  1. Comprometimento com cronogramas e planejamentos

A gestão integrada dos processos logísticos no setor da construção civil é necessária, já que a área envolve um alto volume de dados e o controle da execução requer uma comunicação transparente. Para isso, planejamentos são fundamentais. Uma operação logística eficiente preza por garantir o transporte e a entrega de insumos para a continuidade dos processos, processos esses que devem ser contemplados em um cronograma ordenado para respeitar os limites de armazenamento e evitar desperdícios. 

“A logística é primordial no segmento. Qualquer falha na logística pode romper com todo um cronograma estabelecido e criar ruídos permanentes na relação com clientes. Por isso, manter um canal de diálogo e o vínculo próximo com fornecedores capacitados para realizar um trabalho de excelência é muito importante. A Motz é um exemplo que atua em conjunto com fornecedores, fábricas e centros de distribuição para garantir o transporte e entrega dos materiais nos prazos”, diz André Pimenta. 

  1. Desafios no controle de estoque 

Quando falamos de controle de estoque, poucas pessoas conhecem a importância do tema dentro do setor de construção civil. Apesar disso, esse é um dos processos dentro da logística que demandam atenção para que não haja rupturas no atendimento. Dos fornecedores às construtoras e varejistas, a necessidade de manter uma quantidade suficiente de matéria prima para atender às demandas de seus clientes é a mesma. A falta de controle de entrada e saída pode gerar falhas graves como falta de materiais na obra ou perda de prazos de validade que ocasionam desperdícios. 

“Volto a reforçar a importância de contar com parceiros que tenham expertise de mercado e que garantam o abastecimento com volume e periodicidades pré estabelecidos, a fim de evitar problemas. A Motz, por exemplo, une a expertise de mercado da Votorantim Cimentos ao espírito de uma startup. É ágil, inovadora e com muita tecnologia. Com isso, garantimos às fábricas, distribuidoras e varejistas solidez e segurança no atendimento. Atualmente, já conectamos mais de 15 milhões de toneladas de cargas aos seus destinos e temos como missão impulsionar a logística nacional em segmentos diversos”, conclui Pimenta.

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