Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 14 de dezembro de 2008

ABML: ano de 2009 deve conferir amplo destaque para a logística

A logística teve um bom desempenho em 2008, apesar das dificuldades de sempre provocadas por nossa precária infra-estrutura e, no último trimestre, pela crise mundial.

“O resultado foi positivo porque a logística alavancou o crescimento das empresas, ou seja, as companhias, de alguma forma, fizeram funcionar a multimodalidade, integrando suas ações nas rodovias e ferrovias, nos portos, no setor aéreo e nas hidrovias. A mambembe infra-estrutura, convém ressaltar, aumenta os custos em quantidade superior ao que se investe por ano no Plano de Aceleração do Crescimento, o PAC”, diz Pedro Francisco Moreira, presidente do Conselho de Administração da ABML – Associação Brasileira de Movimentação e Logística (Fone: 11 3884.5930).

Ainda segundo ele, o ano de 2009 deve conferir amplo destaque para a logística. As empresas vão buscar redução de custos e eficiência de processos.

De acordo com Moreira, nos períodos de fartura, as organizações tendem a voltar-se às compras e aos investimentos. “No presente momento, creio que vão centrar esforços para contabilizar os gastos ao longo de toda a cadeia de suprimento, uma zona quase que totalmente desconhecida para a maioria das empresas, uma espécie de buraco negro, e é aí que a logística nada de braçada. De modo geral, nosso segmento estará crescendo este ano em torno de 8% a 9%, mesmo considerando a crise do último trimestre”, completa.

A ABML surgiu em abril de 1997 e foi resultado de um movimento entre empresas fabricantes e fornecedoras de equipamentos e serviços para logística e movimentação, que se ressentiam de representatividade nesse segmento da economia. O trabalho transcendeu as fronteiras iniciais e hoje a ABML é uma referência não só nacional, mas também internacional, pelos estreitos laços de relacionamento que mantém com entidades de logística de todo o mundo. “A ABML conta com empresas associadas dos diversos setores da logística, incluindo fornecedores de equipamentos, software, hardware, embalagens, paletes, serviços logísticos e usuários”, ressalta o presidente.

Sobre as metas da associação para o próximo ano, ele diz que vão continuar cumprindo a missão da ABML, que é a de levar a logística para todo o Brasil, por meio de seu leque de eventos, feitos para gerar conhecimento, informação de alto nível e integrar as diversas redes de suprimento. “Acabamos de realizar, no final de 2008, o Congresso anual da entidade para o Nordeste, e essa é uma ação do grande esforço que fazemos para interiorizar a logística. Num ano que se apresenta como sendo de muitas dificuldades, a importância e o espaço da logística aumentam consideravelmente, e a ABML vai dar sua contribuição, ampliando o número de eventos, momentos em que pode levar informação e formação para públicos necessitados das ferramentas logísticas.”

Moreira lembra que, além disso, terão continuidade os fóruns de debates, comitês de estudo, movimentos de interesse do setor, grupos de padronização, indicadores de desempenho, etc.

Enersys
Savoy
Retrak
postal