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Conteúdo 17 de dezembro de 2007

ABPO: meta para 2008 é deixar clara a importância da embalagem de papelão

A manutenção dos níveis de exportação e a expansão do mercado interno fizeram com que o setor de papelão ondulado revisse suas previsões para este ano, conta Paulo Sérgio Peres, presidente da ABPO – Associação Brasileira do Papelão Ondulado (Fone: 11 3831.9844). As vendas acumuladas até outubro foram de 1.894,6 mil toneladas, com crescimento de 4,4% em relação a igual período de 2006 (1.814,4 mil toneladas). Até o final do ano, as projeções de aumento na expedição de embalagens se manterão no patamar entre 4,0 e 4,5%.

Peres salienta que os segmentos que mais se destacaram foram os produtos químicos e derivados (higiene e limpeza); fruticultura e floricultura; avicultura, derivados de papéis e os setores exportadores de carnes, aves e fumo em folha.

E para 2008, quais as perspectivas? “Se as exportações brasileiras não forem afetadas pela contínua apreciação do Real, e se as previsões de crescimento do PIB para 2008 se confirmarem entre 4% e 5%, o setor de embalagens de papelão ondulado deverá apresentar crescimento semelhante ao deste ano”, declara o presidente da ABPO.

De acordo com análise de Peres, o mundo está mudando aceleradamente e, com isso, as empresas mais bem-sucedidas serão aquelas que melhor entenderem as novas condições de negócios. “No mundo específico das embalagens, essa nova realidade já é fator determinante de sucesso. Entender a embalagem como um dos elementos principais da cadeia logística de suprimentos, e não somente como uma simples caixa para se guardar um produto, pode representar estar dentro ou fora do mercado”, expõe, acrescentando que esta é, sem dúvida, uma das metas principais da ABPO para 2008: deixar clara a importância da embalagem de papelão ondulado na cadeia logística em que ela está inserida, destacando suas diferenciações e vantagens comparativas.

Associação

A ABPO, entidade de abrangência nacional, sem fins lucrativos, foi fundada em 1974, por 23 empresas, com o compromisso de defender os interesses do setor de papelão ondulado no Brasil e estreitar seu relacionamento com associações congêneres nacionais e internacionais, aumentando e facilitando os canais de comunicação dos seus associados com tecnologia, serviços, legislações e estatísticas ligadas ao segmento de embalagens em geral e de papelão ondulado.

Também oferece cursos de aperfeiçoamento; participa de feiras, seminários, congressos, painéis de debates nacionais e internacionais e laboratório de ensaios; além de publicar e divulgar manuais e informativos técnicos, boletins e anuários estatísticos e cartazes promocionais.

“Recentemente lançamos, para os empresários do setor, o ‘Manual Hortifrutícolas’, que uniformiza os critérios para fabricação, controle da qualidade e utilização da embalagem para produtos hortifrutícolas, e o Anuário Estatístico referente ao ano de 2006. A publicação reúne dados com informações setoriais e indicadores socioeconômicos, entre outros”, finaliza Peres.

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