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Conteúdo 10 de maio de 2004

Acompanhe de perto os custos de transportes

Com um mercado cada vez mais competitivo, é necessário que as empresas façam um acompanhamento efetivo dos custos relacionados à área de transportes, responsável por aproximadamente 70% do custo logístico. Freqüentemente encontramos no mercado empresas que têm nos transportes fator fundamental para a realização de suas atividades.

Empresas dos segmentos atacadista-distribuidor, transportadoras e operadores logísticos, dentre outras, não fazem o controle de custos fixos e custos variáveis de transportes, bem como o acompanhamento dos percentuais de ocupação de seus veículos. Algumas destas empresas procuram fazer o controle dos custos de transportes, porém não levam em consideração todos os itens que compõem os custos fixos (depreciação do veículo, remuneração do capital, salário do motorista, emplacamento e seguro obrigatório, seguro do veiculo e despesas administrativas) e os custos variáveis (combustível, lubrificação, manutenção, pneus, lavagem, lubrificação e despesas de viagem).

É extremamente importante que todos os itens que compõem os custos fixos e custos variáveis sejam levados em consideração para o acompanhamento dos custos de transportes de cada uma das rotas atendidas pela empresa.

Sem o efetivo acompanhamento dos custos de transportes por rota, a empresa pode estar “bancando” determinadas rotas que têm um custo elevado, o que conseqüentemente eleva o custo total de transportes para níveis acima dos praticados no mercado.

A partir do acompanhamento dos custos de transportes para cada uma das rotas é possível identificar quais são as mais onerosas e buscar alternativas para a redução destes custos e, conseqüentemente, uma maior lucratividade para a empresa.

Alternativas como, por exemplo, realização de ações comerciais para buscar um aumento de vendas, redução da freqüência de atendimento, terceirização, junção de rotas ou, ainda, deixar de atender a estas rotas são ações que reduzem os custos de transportes da empresa.

Após a identificação
das rotas mais onerosas é importante que a empresa tenha
ações focadas, buscando a redução dos
custos destas rotas. Estas ações podem ir de encontro
à cultura da empresa, como, por exemplo, o fechamento de
rotas que não trazem rentabilidade, porém é
necessário que sejam tomadas atitudes para que a empresa
possa ser mais competitiva.

A avaliação
da terceirização de rotas é, também,
uma alternativa bastante atraente, pois a empresa se beneficia transformando
custos fixos em custos variáveis e obtendo redução
dos custos de transportes, dentre outros.

Empresas que não fizerem
o acompanhamento efetivo dos custos de transportes tendem a ter
maior dificuldade de se manter no mercado de forma competitiva,
pois os custos de transportes elevam de forma significativa o custo
do produto/serviço destas empresas.

Alexandre
D. Costa – Administrador de empresas, pesquisador da UnD (Universidade
da Distribuição) e consultor da KOM International
e ABPL Associados.
alexandre.costa@undbrasil.com.br


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