Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Negócio Fechado 14 de maio de 2021

Açu Petróleo assina contrato com Petrobras

A Açu Petróleo assinou contrato com a Petrobras que possibilitará mais do que dobrar o volume de óleo exportado pela petroleira no terminal privado. Assinado em abril, o aditivo permitirá que a companhia escoe até 240 milhões de barris de óleo – aproximadamente 300 mil bpd (barris por dia) – pelo Porto do Açu em até dois anos.

Desde 2019, quando a Petrobras iniciou as operações no terminal, a petroleira brasileira já solicitou a ampliação do volume de operação por duas vezes, motivada pela crescente produção de petróleo e demanda de exportação. O contrato atual com a Açu Petróleo contemplaa exportação de até 100 milhões de barris. Este aumento representa um incremento de 140% do antigo volume para o novo acordo que está sendo assinado.Em abril/2020, durante a pandemia, a Petrobras bateu recorde de movimentação e a Açu Petróleo, foi responsável por aproximadamente 19% da operaçãode exportação da companhia.

“Com este novo contrato a Açu Petróleo permite que a Petrobras assegure sua demanda de exportação de petróleo. Somos a principal solução estruturada para movimentação de petróleo do país, com terminal privado e o diferencial do transbordo abrigado (Double banking). Esta renovação de contrato demonstra confiança do mercado em nossas operações,com ênfase na segurança, excelência operacional e eficiência logística. A confiança do mercado pode ser verificada através dos números da Açu Petróleo onde tivemos crescimento de 50% nos volumes movimentados no primeiro trimestre de 2021, comparados ao mesmo período de 2020”, enfatiza Victor Snabaitis Bomfim, CEO da Açu Petróleo.

Recentemente a empresa foi reconhecida pela Agencia Nacional de Transporte Aquaviário – Antaq, através do Anuário Estatístico de 2020, como o Terminal de graneis líquidos que mais cresceu em movimentação. Em 2020, foram movimentadas 29,6 milhões de toneladas o que representa um crescimento de 53,2% em relação a 2019.

Responsável por 25% da exportação de petróleo nacional, a Açu Petróleo já atende todas as operadoras que atuam no Brasile tem apresentado um crescimento contínuo e estável em seus negócios. Desde 2016, a companhia realizou mais de 270 operações de transbordo de petróleo, o que representa cerca de 260milhões de barris movimentados.

A companhia está trabalhando na ampliação do Terminal. Os planos de investimento incluem o projeto de expansão com a construção do Parque de Tancagem e conexão dutoviária à malha existente. Esta expansão é altamente estratégica e visa atender às crescentes demandas do mercado de exportação e ao novo cenário com a transformação do mercado de refino no Brasil.

Sds
Expo
Expo
Expo
Expo
Expo
Expo
Expo
Retrak
JLL
JLL
JLL
JLL
savoy
itapevi
JLL
JLL
postal