Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 14 de setembro de 2010

Agropel melhora sistema de controle de rebanhos com solução da Compex

A automação comercial vem ganhando espaço entre as fazendas produtoras de gado, pois as exigências do mercado externo as obrigam a se adaptarem aos padrões de produção e controle rígidos internacionais. Por exemplo, a União Europeia possui normas rígidas para certificar uma fazenda como exportador.

Por uma falha no controle do rebanho, a Fazenda Agropel, exportadora de gado de corte, localizada em Paracatu, MG, perdeu sua licença. Foi aí que a Compex Tecnologia (Fone: 11 3030.9333), fabricante e distribuidora de produtos direcionados aos segmentos de AIDC – Identificação e Coleta de Dados, industrial e logística, entrou para reverter a situação, desenvolvendo o Sisrar – Sistema de Rastreamento de Rebanhos, formulado especialmente para a Agropel, permitindo um controle total da propriedade.

"Mesmo a 1.000 km da sede da Compex, em São Paulo, SP, conseguimos desenvolver um sistema para a fazenda realizar toda a rastreabilidade do rebanho nos eventos e manejos do dia a dia", conta Paulo Roberto Mingrone, da equipe de desenvolvimento de aplicações da Compex.

Com o Sisrar, as propriedades conseguem a certificação para vender seus rebanhos para abatedouros também certificados e homologados a exportar carne, inclusive para a União Europeia. Além de garantir a rastreabilidade do rebanho, imposta pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, o sistema permite o controle da sanidade e do desempenho individual de cada animal. "Todos os procedimentos de pesagem, vacinações, exames, montas e inseminações são registrados e ficam no histórico de cada animal. Isto possibilita a implantação de um programa de melhoramento genético no qual se identificam, além dos melhores animais para o abate, as melhores matrizes e reprodutores", explica Caroline Rovena, proprietária da Fazenda Agropel e zootecnista.

O sistema traz, também, vantagens como a identificação de roubo de cabeças e separação dos lotes de animais em operações de vacinação e tratamento de saúde.

Equipamentos

O projeto incluiu coletores de dados CPT 8300/8500 com leitor long range – que permite leituras a até 2 metros de distância – da Cipher Lab, marca oficialmente distribuída pela Compex. "Com os demais tipos de leitores, laser ou CCD, esta solução ficaria bastante comprometida, devido às condições de leitura do código de barras do brinco dos animais", explica Mingrone. Os coletores CPT 8300/8500 se adaptam às condições do campo – como sujeira e chuva – e são extremamente fáceis de manusear, garante o profissional.

"Hoje existe uma preocupação mundial com a qualidade e a forma como a carne é produzida. Os mercados remuneram melhor quem está dentro desses padrões. Este programa faz a diferença entre rastrear o rebanho e ter um controle total da propriedade. Resolvemos 100% de nossos problemas", conclui Caroline.

O sistema está ativo na Agropel desde maio de 2009. Com ele, a fazenda recuperou sua licença de exportador para a União Europeia. O projeto serviu de piloto para a Compex desenvolver a ferramenta Sisrar, que já está disponível no mercado. Segundo a empresa, outros produtores já se interessam em adotá-lo, e o sistema ainda vem recebendo novas funcionalidades. Por exemplo, em plantações de cana e outras culturas, o uso de coletores de dados auxilia no controle de ponto-eletrônico dos trabalhadores, produção, abastecimento de frota, controle da aplicação de insumos e pesticidas, entre outras soluções.

Enersys
Savoy
Retrak
postal