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Conteúdo 19 de janeiro de 2009

ALL e governo argentino concluem obra na lagoa Picasa

Os trens da ALL voltaram a circular sobre a La Picasa, lagoa argentina que cruza as províncias de Buenos Aires e Santa Fé. A movimentação estava interrompida desde 1999, por conta das cheias da lagoa. Durante quase 10 anos, as composições da ALL precisaram utilizar um desvio de 200 quilômetros, contabilizando um dia a mais no transit time entre Buenos Aires e Mendoza.

“Com o fim do projeto, reduzimos custos e agilizamos toda a operação no trecho, ganhando 42 horas no giro das composições que fazem o circuito Mendoza – Buenos Aires – Mendoza”, afirma Marcelo Tappis, superintendente de operações da ALL Argentina.

A obra iniciou-se em 2006, em parceria com o governo Argentino. São 17 quilômetros de extensão, cercados lateralmente por um trapézio de sete metros que protege a construção do efeito erosivo das águas.
Além disso, o trecho conta com 24 mil dormentes de concreto e 770 mil toneladas de pedra.

Por ser uma bacia fechada, ou seja, a água depositada na lagoa por meio de chuvas não tem saída, por rios, em direção ao mar, a La Picasa está mais propensa a precipitações.

Entre 1997 e 2000, o nível de pluviosidade atingiu 2000 mm, ocasionando a interrupção da movimentação ferroviária sobre a lagoa.

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