Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube
Modal Marítimo 17 de julho de 2020

Aniversário de 110 anos do Porto do Rio de Janeiro será marcado por webinar

Para celebrar os 110 anos de história do Porto do Rio de Janeiro, a Companhia Docas do Rio de Janeiro – CDRJ realizará um evento digital especial no dia do aniversário do porto – 20 de julho –, às 16 horas. O webinar, que será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Agência Infra, contará com a participação de autoridades públicas e representantes de entidades e empresas no debate sobre o porto e sua importância para a cidade e o comércio exterior do Brasil.

Estão confirmadas as participações do secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Marcelo Sampaio; do diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (DNHI /SNPTA) e presidente do Conselho de Administração da CDRJ, Dino Antunes Dias Batista; do diretor-presidente da CDRJ, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira; do secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Delmo Pinho; do diretor presidente da Cdurp, Cesar Barbiero; do diretor de Relações Institucionais do Sistema Firjan, Marcio Fortes; além dos principais executivos das empresas que atuam no Porto do Rio de Janeiro e de líderes das entidades que representam os trabalhadores do porto.

A transmissão será aberta ao público, sem necessidade de inscrição, e a pessoa interessada poderá assistir à live e enviar perguntas pelo link: https://youtu.be/RHqkOwAP8Bo. A iniciativa da CDRJ de realizar o webinar comemorativo tem a parceria do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Rio de Janeiro (Sindoperj) e das empresas arrendatárias do Porto do Rio de Janeiro – ICTSI Rio, MultiTerminais, Pier Mauá, Triunfo Logística e Terminal de Trigo do Rio de Janeiro (TTRJ).

Conquistas e projetos

Como a CDRJ tem investido em alta tecnologia para a melhoria dos acessos aquaviário e terrestre ao Porto do Rio de Janeiro, entre os temas que serão abordados estão a navegação noturna pelo Canal de Cotunduba, que está em fase de testes; as manobras experimentais (“ramp up”) dos navios de 336 m de LOA; o ISPS Code e a elevação dos níveis de segurança portuária; a implantação do sistema de calado dinâmico e do Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS), visando o aumento da segurança da navegação; e a informatização do sistema de controle do acesso de veículos e pessoas.

Outros assuntos previstos são a construção da Avenida Portuária, uma via exclusiva para caminhões que ligará a Avenida Brasil ao porto; a renovação da concessão da MRS que poderá contemplar projetos para aumentar a capacidade do porto pelo modal ferroviário; a melhoria da gestão da Autoridade Portuária; e o projeto de urbanismo Rua Walls, que prevê a pintura artística de alguns armazéns do porto, ao longo de 1,5km do Cais da Gamboa, neste semestre.

Ainda durante o evento, a CDRJ apresentará um vídeo especial dos 110 anos do Porto do Rio de Janeiro e será lançada a versão digital do livro Porto do Rio Século XXI, produzido pela Secretaria de Transportes do Estado e pelo Sindoperj, com apoio da CDRJ. O estudo apresenta projetos considerados prioritários para a melhoria do porto.

PROGRAME-SE!
Companhia Docas do Rio de Janeiro apresenta:
Webinar “110 anos do Porto do Rio de Janeiro”
Data: 20 de julho (segunda-feira)
Horário: 16 horas
Link: https://youtu.be/RHqkOwAP8Bo (Canal do Youtube da Agência iNFRA)

Newsletter
Cadastre-se aqui

Top do Transporte
Top do Transporte
Fronius Patrocinador
Top do Transporte
Top do Transporte
Toyota
Retrak
Savoy
JLL
JLL