Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 18 de maio de 2009

ANTT pretende implantar cartão-frete

A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres planeja instituir o cartão-frete, mecanismo pelo qual os transportadores autônomos de cargas poderão registrar seus serviços, possibilitando a comprovação de renda para eventuais financiamentos. A medida depende, também, da participação das instituições bancárias, que terão de aceitar o cartão.

“O cartão-frete vai ser um instrumento importante para que o caminhoneiro autônomo possa marcar os fretes que fez e mostre para pedir o crédito para a compra do seu novo caminhão. É interessante também porque tira o trabalhador autônomo da informalidade, que muitas vezes o impede de obter benefícios. A intenção é desburocratizar e dar mais chances para quem é a alma do transporte de cargas no país”, declara o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, sem informar quando o cartão será criado.

O projeto é uma das medidas em análise pela ANTT para estimular a renovação da frota rodoviária de cargas do país. Segundo Figueiredo, também se estuda o recadastramento dos caminhões, o que permitirá a identificação do perfil desses veículos. “Refazendo o registro, a ANTT poderá conhecer o sistema melhor”, diz.

 
Fonte: A Tribuna
Enersys
Savoy
Retrak
postal