Após um mês, AZUL mira 3o lugar e lucro ainda em 2009
Com apenas um mês de operação e no meio de uma forte desaceleração econômica, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras faz planos de tornar-se lucrativa e ocupar a terceira posição no ranking do setor aéreo do Brasil já no final de 2009, disse à Reuters nessa quinta-feira o chairman e fundador da companhia, David Neeleman.
Para ele, a crise poderá até facilitar a obtenção desse objetivo. Segundo o empresário, fundador da norte-americana JetBlue, que inseriu nos EUA o conceito de "baixo custo, baixa tarifa", essa especialidade da Azul será uma vantagem na concorrência com as gigantes TAM e Gol, que dominam 92 por cento do mercado doméstico no Brasil.
"Agora estamos numa posição melhor do que antes da crise, porque o preço do combustível menor compensa o prejuízo com perda de passageiros. Prefiro mais ter o preço do petróleo e o juro baixo, mesmo com recessão, por que você abaixa o preço das passagens para incentivar as pessoas a viajar", afirmou.
Com 730 funcionários e cinco aeronaves operando quatro rotas saindo de Campinas (Salvador, Vitória, Porto Alegre, Curitiba), a companhia recebe outras três aeronaves até o final deste mês e faz planos de chegar ao fim de 2009 operando 14 destinos, já atingindo o break even.
"É lógico que isso depende de uma série de fatores que são difíceis de julgar, como a crise, mas nós não entramos nesse mercado para perder dinheiro", disse.
Um desses fatores é a falta de crédito bancário, que levou a Azul a reduzir de 16 para 14 a expectativa quanto ao número de aviões em operação no final do ano.
"O mercado está completamente fechado e vai melhorar dentro de seis a oito meses. Nós chegamos a falar em 16 aviões para o final do ano, mas nesse ambiente é melhor crescer mais devagar", declarou, observando que a companhia está finalizando um empréstimo de 50 milhões de dólares com o BNDES.
Fonte: Visão Alternativa – www.visaoalternativa.com.br