Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Armazenamento 10 de julho de 2023

Aumento na importação de fertilizantes em Paranaguá demanda ampliação de armazenagem

Os próximos meses no porto de Paranaguá, no Paraná, deverão ser de movimento intenso com relação à importação de fertilizantes. Se apenas nos primeiros cinco meses do ano, o volume do produto atingiu mais de 3,92 milhões de toneladas, provenientes de Rússia (20,4%), China (19,7%) e Estados Unidos (8,8%), o setor aguarda que o terceiro trimestre continue aquecido.

E essa também é a expectativa do Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná (Sindiadubos), já que é esperado o desembarque de 9 milhões de toneladas de fertilizantes na região portuária – uma das principais entradas do produto no Brasil. Diante do cenário, outros segmentos, como o de logística e armazenagem, já estão sentindo o impacto positivo com a alta demanda.

A Tópico, líder no mercado nacional de galpões de lona e zinco há mais de 40 anos, conta com grandes projetos para o setor, tanto no Porto de Antonina quanto no de Paranaguá. Neste, por exemplo, a companhia conta com mais de 20 mil metros quadrados de área instalada para o armazenamento do insumo.

“O agronegócio está em plena expansão em todo o país, então contar com previsibilidade para armazenar o fertilizante a ser comercializado faz toda a diferença no negócio. A montagem de um galpão lonado pode ser realizada em qualquer tipo de solo e a duração do processo é de, no máximo, 30 dias – prazo infinitamente inferior à construção de uma estrutura de alvenaria”, comenta o Executivo Comercial da Tópico, Mario Ito.

E ainda complementa. “Costumo dizer que não basta apenas locar e montar um galpão. É preciso realizar uma consultoria completa para acomodar com total segurança a carga do cliente e é o que realizamos. Após tantos anos atuando na área, observamos que o mercado está atento às últimas mudanças e começando os preparos logísticos para a próxima safra – o que inclui as expansões de áreas de armazenagens”, ressalta.

Vale destacar que, desde 2003, a Tópico é pioneira em locações de estruturas lonadas para fertilizantes e está presente nos maiores players nacionais do segmento.

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal