Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Lançamento 18 de outubro de 2016

Bateria de lítio da JLW reduz custos operacionais e consome menos energia

Durante a Movimat, realizada em setembro último em São Paulo, SP, a empresa de carregadores de bateria JLW Eletromax (Fone: 19 3491.6163), que atua na área de empilhadeiras há 28 anos, lançou a bateria de lítio ítrio ferro fosfato (LiFeYPO4).

Segundo o diretor, João Carlos Waldmann, o objetivo principal de participar da feira foi mostrar aos visitantes as inovações que estão acontecendo no mundo e já chegaram ao Brasil, como esta nova tecnologia, que oferece vários benefícios em comparação às baterias de chumbo ácido.

“Sua grande vantagem é poder trabalhar até três turnos consecutivos sem precisar ser substituída. Além disso, não necessita de equipamentos de manipulação para troca, nem de salas de bateria, reduzindo a zero o custo de manutenção. Pode ser carregada em duas horas na própria empilhadeira e consome 30% menos energia durante o processo, em relação à bateria de chumbo ácido”, explica.

Outras características do lítio ítrio ferro fosfato (LiFeYPO4) são a ausência de efeito memória e a não emissão de gases tóxicos, diminuindo o custo operacional com pagamento de periculosidade. Também não utiliza água, nem para medir a densidade do ácido, pois é totalmente selada. “Oferece, ainda, segurança em comparação às baterias de chumbo ácido, das quais escapa hidrogênio durante o processo de carga, resultando em gases altamente explosivos em combinação com o oxigênio”, explica Rafael Torrejon, engenheiro de aplicação da Wiston, fornecedora das células de lítio.

As baterias de lítio JLW são de fato a nova tecnologia para aplicações na área de tração, devido ao seu alto desempenho e baixo peso, como garante a empresa. Vale lembrar que a corrente elevada de descarga tem até três vezes a sua capacidade e que a vida útil da LiFeYPO4 é superior a 10 anos, podendo trabalhar de 5.000 a 7.000 ciclos, inclusive em temperaturas de -40 a + 85ºC, sendo ideal para frigoríficos ou lugares de alta temperatura e ambiente de trabalho pesado.

“As baterias lítio ítrio ferro fosfato JLW trazem uma revolução para a indústria de empilhadeira, com o objetivo de proporcionar uma solução mais barata, limpa e segura para a indústria de movimentação de materiais”, ressalta Waldmann.

Os profissionais da empresa visitaram a feira Cemat 2016, em Hannover, na Alemanha, e contam que os principais fabricantes de veículos industriais disseram que, no próximo ano, 17% das máquinas produzidas terão bateria de lítio e, em 2018, a meta é chegar a 50%.

Enersys
Savoy
Retrak
postal