Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 20 de maio de 2008

BNDES financia entorno de Suape

O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social quer transformar o entorno do Complexo Industrial Portuário Suape, PE, em referência de planejamento territorial urbano para o Brasil. O banco escolheu a região como projeto-piloto para colocar em prática a política nacional de apoio a arranjos produtivos locais.

De acordo com o presidente da instituição, Luciano Coutinho, Suape foi escolhido pelo acelerado desenvolvimento da região. “Já estão em construção em Suape grandes empreendimentos, como a Refinaria Abreu e Lima e o Estaleiro Atlântico Sul (EAS). Planejar o crescimento da região e prevenir os possíveis impactos negativos é a forma mais eficiente de garantir a sustentabilidade da região”, declara.

Integrado pelos municípios de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e Escada, o Território Estratégico de Suape é o retrato da concentração do desenvolvimento econômico e das lacunas na área social. Hoje, o território já conta com um déficit de 35 mil habitações. Para tentar minimizar esses problemas, o BNDES escolheu inicialmente sete vetores de atuação, que incluem controle urbano-ambiental, programa de resíduos sólidos, apoio a arranjos produtivos locais, financiamento a fornecedores e clientes dos empreendimentos estruturadores, apoio ao sistema viário e transporte público, atendimento às necessidades de educação e capacitação e atenção ao patrimônio histórico, turístico e cultural.

(Fonte: Jornal do Commercio/PE)

Enersys
Savoy
Retrak
postal